Previsões médio prazo (até 2 semanas) - Outubro 2016

A 240h é pura futurologia, não vale a pena criar esperanças a esta distância temporal, mas uma depressão tão cavada e tão próxima poderia ser um problema... :unsure:

Tenho plena consciência que 240 horas é futurologia para os modelos de médio e longo prazo, mas a minha intenção foi mais alertar para uma provável alteração do tempo no final da próxima semana.Dado que o ECM tem estado mais estável que o GFS e há muito tempo não previa entradas significativas, decidi colocar essa previsão.
Se observar-nos hoje a run veremos que mudou muito a posição da depressão, para um local mais comum. Mas, apesar destas alterações, o que há a salientar é o aumento da instabilidade e um tempo mais coincidente com o tempo de Outono
ecmwf_z500_mslp_atl_10.png

Por sua vez, o IPMA tem alterado também um pouco a previsão, prevendo temperaturas mais baixas e instabilidade para quase todo o país.

pADW6e8.jpg
.

O problema é que os dois grandes modelos não se entendem... O GFS anda totalmente alienado, pois tão depressa prevê chuva diluviana, como retira essa previsão e mete temperaturas acima da média (principalmente as mínimas) com tempo seco... Só o GEM está a prever algo semelhante ao ECM.
Claro que tudo isto pode mudar e que teremos de esperar mais uns dias para esclarecer se o tempo muda ou não para uma situação claramente de Outono. É que já tenha saudades de ir aos cogumelos e espargos, os quais sem chuva não aparecem ;):D
 
Frente fria interessante que vai sendo " vislumbrada " pelos modelos para o próximo fim de semana, que poderia dar a primeira queda de neve nas terras mais altas do Norte e Centro.<br />Pena ainda faltar muitas horas.

Gosto muito desse cenário!!

Enviado do meu Redmi 3 através de Tapatalk
 
ECM1-216.GIF


tem estado a ser modelado uma situação interessante a partir do próximo fim de semana, com a entrada de uma massa de ar fria sobre o atlântico á hipótese de um violento choque de massas de ar e consequente ciclogenese entre os Açores e o território continental, mantendo se o bloqueio anticiclonico sobre a Europa do norte.
 
Última edição:
A depressão do dia 25 já não está tão forte nesta run das 12 z do GFS, mas a chuva prevista é significativa, em especial no NW:

ytKORE3.gif


Mas antes deste hipotético episódio teremos já outro no dia 24 e que ainda vai dar algumas voltas até lá..

szpPemL.png


91rtB0y.gif


Em princípio tempos mais animados se avizinham, não acredito que se esfume tudo, vai é ser ajustado em intensidade e localização..
 
Nas saídas de hoje dos modelos, vejo duas perspectivas diferentes para as próximas 240 horas. Por um lado, uma perspectiva positiva, pois vamos - nos aproximando do final da semana e os modelos mantém - se firme na previsão da passagem de um sistema depressionario ( mais a Norte ou mais a Sul, mais intenso ou menos intenso, veremos mais para a frente) .
E vejo, por outro lado, uma perspectiva negativa ( do meu ponto de vista) , pois a mais de 200 horas os modelos vão vislumbrando um potente anticiclone, que seria um autêntico " verão de S. Martinho " antecipado.
É certo que ainda falta muito tempo, mas vamos ver se não acontece como em 2013, onde após um período instável até finais de Outubro, levamos com anticiclone até ao Natal.
 
Para já, olhando aos modelos GFS e ECMWF, a depressão parece certa a partir de dia 23 até dia 26.
O GFS para 26 já nos mostra o anticiclone a NO e o ECM apenas mostra a depressão em fase de enchimento e o AA muito para Oeste (Açores).
Não há uma concordância dos dois modelos para lá de dia 26, razão para que analisemos com a necessária cautela.
Se se confirmar a previsão do ECM, teremos uma situação típica de mau tempo outonal com chuva e vento. As próximas saídas já nos darão uma melhor ideia do que teremos, acreditando eu que entre o ECM e o GFS haverá ajustamentos, ficando a "meio" dos dois. ;)
 
A situação já esteve melhor, mesmo assim não é nada de " deitar fora" a previsão de acumulados até ás 240 h ( GFS 12Z).

Aparentemente a precipitação acumulada é " democrática" mas com mais expressividade numa estreita faixa do litoral Norte/Centro, mas já se sabe, basta um pequeno deslocamento da depressão para chover mais, ou chover menos, umas zonas verem muita chuva e outras quase nada.. :unsure:

QFAQ207.gif


A frente do dia 23 deverá ser mais expressiva no Norte/NW, depois disto dependerá muito o quanto a depressão mergulhe para sul ou esteja afastada da costa, há uma tendência ( mostrada por alguns modelos como o GFS e GEM ) para que " fuja" para a região da Madeira e não fique ao largo de Portugal durante alguns dias..:unsure:

73KxDfU.gif
 
Última edição:
A frente do dia 23 deverá ser mais expressiva no Norte/NW, depois disto dependerá muito o quanto a depressão mergulhe para sul ou esteja afastada da costa, há uma tendência ( mostrada por alguns modelos como o GFS e GEM ) para que " fuja" para a região da Madeira e não fique ao largo de Portugal durante alguns dias..:unsure:

Pois...e para piorar, ECM a ir atrás. Com esse deslocamento para a Madeira e possivelmente Açores voltaríamos ao tempo de verão cá no continente. Deus queira que não. :unsure:


Já tivemos saídas anteriores de facto bem melhores, embora a grande distância temporal. Já se esperava que houvesse alterações. De resto o AA a mostrar que ainda pode vir a fazer das suas.
 
  • Gosto
Reactions: TekClub
O ECM está melhor e coloca aguaceiros e trovoadas na noite de 6ª feira para sábado, aonde prevê acumulados na ordem dos 30 mm, para aqui. :D Aliás, o dia de sábado pode ser o mais chuvoso no Algarve, nos dias seguintes não existe a previsão de tanta precipitação. Aguardar mais 2 dias, para ver o que vai dar, mas a previsão no ECM mantém-se igual a ontem.
 
Acumulados modestos para todo o país na run das 18z até ás 240h, destaque para a região sul, bem precisa disto...
XCzYjCz.gif

Nestas últimas saídas as previsões não estão más, nesta o GFS até prolonga a instabilidade para mais dias, vamos ver as próximas. A única coisa que desapareceu foi a ciclogénese explosiva, mas o que faz falta é chuva e não um grande temporal.