Previsões médio prazo (até 2 semanas) - Outubro 2016

Acho que isto resume a próxima semana:

anom_eu_t2.png


:suicidio:
 
Caros foristas:

Por favor leiam as regras para colocação de posts nos tópicos de previsão a curto, médio e longo prazo.

Usem à vontade o seguimento meteorológico livre para comentários, opiniões desejos e afins.



Alguns posts foram apagados. Respostas a este post serão igualmente removidas.
 
Impressão minha ou a chuva prevista para o meio da próxima semana em diante está a desaparecer ?

As melhores saídas do GFS são a das 00 e a das 12. Recomendo esperar pelas próximas atualizações para se tirar melhores conclusões.

Escrito isto, ainda há pequenas diferenças relevantes na posição da depressão. Por exemplo esta carta...

22esbnG.png


... seria excelente para 'vocês' (tendo em conta a intensidade da depressão). Infelizmente, e até agora, os principais modelos não vão na onda.
 
Impressão minha ou a chuva prevista para o meio da próxima semana em diante está a desaparecer ?
Os padrões apresentados por ambos os modelos, são incomuns, daí alguns devaneios, a circulação natural "normal" no Atlântico norte, deveria ser de Este para Oeste, neste momento, e a tendência prevista é para que continue, uma circulação de Este para Oeste a qual é bloqueada e atirada para norte antes de atingir os açores . Entretanto há a prevalência de constantes cutt offs perto da península ibérica, onde prevalece a circulação de Este para Oeste, criando um fluxo persistente de Norte na região dos Açores. Logo, não se Admirarem destes constantes devaneios


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: AMFC e TekClub
Sim, pelo menos a saída das 18z do GFS mete a depressão a fugir para Oeste, o que significa que a maior parte da instabilidade fique toda no mar.

Como o @Dias Miguel disse, não é só o GFS. E nem é só o ECMWF também, corri todos os modelos agora mesmo, mesmo até os que são pouco conhecidos/consultados e 98% deles "oferece" a festa toda ao mar e apenas ao mar, restando apenas meia dúzia de aguaceiros fracos ou nem isso para cá.