comentador
Nimbostratus
Desculpem a curiosidade, mas ao falarem de rios atmosféricos, referm-se a quê concretamente? Obrigado.
Desculpem a curiosidade, mas ao falarem de rios atmosféricos, referm-se a quê concretamente? Obrigado.
Eu estou ainda um pouco céptico. A mudança não chegou a ser " anunciada " pelos modelos também para o início do mês? E pouco choveu e muito localizado.
Depois, a mudança não foi " anunciada " para o próximo dia 8? Pouco irá chover também e muito localizado igualmente.
Os modelos parece que vão anunciando a mudança de semana / semana, mas depois esfuma - se tudo, o AA continua a reinar triunfalmente.
Só agora é que percebi que não estou no seguimento livre, os moderadores, se entenderem, podem mover o post para esse tópico.
Para concluir, temo que a próxima mudanca anunciada seja mais um alarme falso, pois continuo a ver pouca consistência nos modelos a médio prazo e as saídas continuam ainda num 8 ou 80.
O GFS passou -se: 200/300 mm no Litoral Norte.
Cá fica a previsão GFS 6 z da precipitação acumulada até às 240 horas ( 15 de Dezembro), uma boa rega sem dúvida
Segundo a evolução, o GFS prevê uma nova ciclogénese explosiva após a que está prevista para a próxima semana, mas com o trajectória mais para sudeste
Ainda é muito distante, mas, pelo menos, começa a haver uma tendência ( e não só o GFS) , o que já não é mau...
Esta últimas saídas, de certo modo vão de encontro à previsão mensal do IPMA, que coloca precipitação acima da média nas regiões localizadas acima do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, isto a partir da semana de 14/12 a 20/12.