qwerl
Nimbostratus
Más saídas do GFS e ECM, onde além de cortar na precipitação, indiciam que após 2 / 3 dias de precipitação para a semana, o AA deve regressar de seguida. E ainda para mais a 240 h, com temperaturas bem altas para a época às portas do Natal( quase 20 graus às portas do Natal) .
Não há dúvida, este AA não nos quer largar, de modo algum ( está muito difícil mesmo, o AA não quer largar a sua posição de modo algum ; apenas no Litoral Norte, em especial e ocasionalmente, uma bolsa de instabilidade consegue irromper, mas o AA recupera rapidamente a sua posição ; e os próximos tempos parece que não vão fugir disto e ainda para mais sem temperaturas muito baixas para a época )
Ainda estamos um pouco longe, mas, por este andar, caminhamos a passos largos para o Natal mais quente de sempre.
Essas previsões são pura futurologia, tanto pode estra o anticiclone aí nessa saída como uma ciclogénese explosiva ou uma siberiana na próxima saída. Até lá temos um belo evento de chuva que vai iniciar a próxima semana em grande. O anticiclone já não é o que era, e em breve vai começar a fraquejar, duvido que depois de tanto domínio anticiclónico ao longo do ano ele consiga-se manter em cima de nós durante muito mais tempo. Isto é apenas a minha análise, posso estar errado. Os modelos andam muito indecisos ultimamente, não há certezas nenhumas.
Acumulados até às 162 horas do próximo evento de chuva. Bela rega que se aproxima, apesar de ainda poderem acontecer algumas mudanças na dimensão espacial e na intensidade, é quase certo que a próxima semana vai começar bem molhada