Previsões médio prazo (Dezembro 2015)

  • Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Até valia a pena ir ao Corvo à procura de neve :D

8v0wh2y.png


O GFS mostra algo semelhante mas mais fraco:

HeBB2Y0.png


Eu cá já vou torcendo :D

JyRWtw8.jpg
 
Existe muita animação no Atlântico isso é uma evidência o problema tem sido a dorsal que tem bloqueado tudo na Europa, o ingrato disto tudo é agora que o atlantico está mexido descendo depressões( massas de ar frio polares) até as Latitudes dos Açores, estamos bloqueados pela dorsal, e quando não tivermos bloqueados pela dorsal, surgir o AA no Atlântico. Esperemos que isso não aconteça.
Para todos os efeitos no meu entender o nosso território já não escapa á vinda da depressão até ao nosso territorio, mas possivelmente já vira enfraquecida, trazendo um evento normalissimo alguma percipitação e pouco mais que isso.
 
  • Gosto
Reactions: Thomar
Vendo os modelos, já registo, pelo menos aqui no Minho, alguma evolução.

Tirando o dia de hoje, a previsão de 10 dias prevê a possibilidade de precipitacao todos os dias ( mesmo que residual em alguns) .

Pode ser sinal que a mudança, finalmente, muito lentamente porventura, mas pode estar em curso.


A Norte do Vouga já dificilmente escapa a vinda da depressão, e progressivamente á chuva e á frescura tipica para está época do ano é pena que possa não entrar mais a sul. Mas vamos aguardar para ver, ainda para mais quando a depressão vai cavar tanto a sul até as Ilhas dos Açores.
Um aparte os modelos têm estado extremamente instáveis.
 
  • Gosto
Reactions: Thomar
Enquanto a dorsal estiver por cá, Lisboa só receberá uns pinguitos esporádicos...
Quanto às temperaturas e apesar da descida para valores de facto normais para a época a partir de amanhã, tal mudança apenas se fará sentir até ao natal. Depois lá vamos nós para os 17/18 ºC de máxima e 10/11ºC de mínima, com os tais pinguitos!
Veremos o que acontece em Janeiro. Para as regiões de Coimbra/Viseu para baixo o ano está feito e não deixa saudades!
 
  • Gosto
Reactions: TekClub e Thomar
O GFS continua a insistir na possibilidade de uma época de festividades com snow especialmente nos pontos mais altos do G. Ocidental. Os restantes grupos deverão contentar-se com granizo no Natal:

JeuaH9l.png


Perto do novo ano a entrada é mais intensa, aumentando a probabilidade para o G. Central (excluindo a montanha do Pico). Se isto se mantiver deverá snowar (dependerá da humidade) na ilha das Flores (Morro do Alto - 914 metros) e na ilha do Corvo (Morro dos Homens - 718 metros):

peOQbqA.png
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Thomar e MIGUEL_DKs
Dias Miguel,

Eu não mexia mais nos modelos.

Quer o ECM quer o GFS estão fantásticos. Para a semana teríamos tudo: chuva, neve, frio, vento, trovoadas.

Só há um pequeno problema: a " festa " está prevista acima das 120 horas.

E nós últimos tempos, a experiência tem - nos dito que a falibilidade dos modelos acima das 120 horas é enorme.

Resta - nos esperar e fazer figas...
 
Este meteograma das 06Zh do GFS é o claro exemplo da incerteza que os modelos apresentam na evolução do tempo... Aquela montanha russa de precipitação, e da temperatura a 850hPA são mesmo de pôr o pessoal nauseado :D
Vamos esperar para ver o que traz o final deste ano ;)

Para mim é sinal que algo está errado no dia 31-12-2015.. As linhas T850 e a T500 seguem normalmente a mesma tendência, desfasadas por vezes de 2 ou 3 horas. Aquela descida da T850 em relação à T500, aumenta o diferencial de temperatura em 8ºC e não se vê ali nenhuma consequência nos valores de cape e LI. Portanto, para mim não é logico (deve mudar nas próximas runs).
 
  • Gosto
Reactions: Dias Miguel