james
Cumulonimbus
O que me parece é que os modelos voltaram a piorar.... A precipitação é residual e confinada ao NO e para além desse (fraco) evento de sáb\dom só se vê mais alguma coisa depois do Natal, o que logicamente ainda pode mudar. Contiuaremos com temperaturas relativamente amenas, apesar da descida prevista e pouca ou nenhuma precipitação até ao Natal... No Algarve o mais provável é continuar o tempo de (quase) Verão.
Os modelos, é verdade mas também é normal, metem o grosso da precipitação no NO. Mas não me parecem valores residuais, mais para o Alto Minho até metem valores próximo dos 100 mm.
E, mesmo que fossem residuais, isso também é um indicativo.
Eu ficava mais preocupado se os modelos metessem um evento de 30 mm no domingo e depois o AA voltasse a reinar.
Mas não, os modelos vão indiciando à várias saídas ( e não só no NO) , ocorrência de precipitacao distribuída no tempo ( mesmo que residual em alguns dias) e uma possível rotação do vento para o quadrante oeste.
Isso é um sinal ( não é o único) de uma possível mudança de padrão.
E as temperaturas vão descer para valores mais em consonância com a época ( embora ainda sem valores gélidos) e as grandes serras do Norte e Centro poderão finalmente ver mesmo alguma neve nos seus pontos mais altos.