Previsões médio prazo (Dezembro 2015)

  • Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
O que me parece é que os modelos voltaram a piorar.... A precipitação é residual e confinada ao NO e para além desse (fraco) evento de sáb\dom só se vê mais alguma coisa depois do Natal, o que logicamente ainda pode mudar. Contiuaremos com temperaturas relativamente amenas, apesar da descida prevista e pouca ou nenhuma precipitação até ao Natal... No Algarve o mais provável é continuar o tempo de (quase) Verão.


Os modelos, é verdade mas também é normal, metem o grosso da precipitação no NO. Mas não me parecem valores residuais, mais para o Alto Minho até metem valores próximo dos 100 mm.

E, mesmo que fossem residuais, isso também é um indicativo.

Eu ficava mais preocupado se os modelos metessem um evento de 30 mm no domingo e depois o AA voltasse a reinar.

Mas não, os modelos vão indiciando à várias saídas ( e não só no NO) , ocorrência de precipitacao distribuída no tempo ( mesmo que residual em alguns dias) e uma possível rotação do vento para o quadrante oeste.
Isso é um sinal ( não é o único) de uma possível mudança de padrão.

E as temperaturas vão descer para valores mais em consonância com a época ( embora ainda sem valores gélidos) e as grandes serras do Norte e Centro poderão finalmente ver mesmo alguma neve nos seus pontos mais altos.
 
A Ideia que dá é que o AA anda sempre por perto, e quer se localize sobre a Europa ou Atlântico afecta-nos sempre, resultando em frentes fracas em dissipação ou de raspão sobre o N/NW.

Não temos um verdadeiro evento duradouro de precipitação generalizada ao longo de vários dias, com boas frentes e depressões, e a juntar a isto nem uma boa entrada marítima fria ou até continental mas mais seca, temos que aguardar por melhores dias. :unsure:
 
Desde do início do mês, que andam a dizer que a mudança de padrão, vem agora, mas até agora, já vamos a 17 de Dezembro e aonde anda essa mudança de padrão e até 2 de Janeiro de 2016, não haverá nenhuma mudança de padrão.

Se isto é uma mudança de padrão. a mim só me dá vontade de rir, quando é notório que a mudança de padrão é uma miragem, quando a zonal anda a latitudes como UK e Islândia, só quando o mapa tiver menos precipitação no eixo UK e Islândia e com mais precipitação a latitudes mais a sul, aí talvez acredite numa mudança de padrão, assim nem lá perto estamos.

Aqui, está previstos uns 10 mm até ao final do mês e mesmo assim só quando chover é que acredito, até agora Dezembro leva 0 mm e a sua média é de 115.6 mm, isto diz tudo. Aqui, já leva 46 dias sem precipitação, fantástico.


19110887_t9fpv.jpeg
 
Exacto, normalmente um balanço do Inverno costuma-se fazer no fim e não no início ou a meio do mesmo;)

Sem duvida.
O que poderemos de facto dizer foi que tivemos um Novembro e um inicio de Dezembro extremamente amenos e secos.
Os modelos estão já algumas runs a configurarem uma situação bem interessante e tanto ECM e GFS estão na generalidade em sintonia.
7YWBnh.png
 
  • Gosto
Reactions: qwerl
Saída do GFS brutal para o Norte para dia 25/26. Os outros modelos parecem estar em concordância:

180-574SP.GIF


186-574SP.GIF


192-574SP.GIF


A frente mantém-se a atingir todo o país, com acumulados jeitosos:

198-574SP.GIF


Dada a concordância entre os modelos é quase certo que vamos ter qualquer coisinha para a altura do Natal, resta saber qual vai ser a intensidade do que nos espera. A ver se é desta que começam a entrar umas frentes jeitosas:D
 
Essa frente do dia 26 já se reflecte nos acumulados até às 240 horas, infelizmente falta ainda muito tempo :unsure:

Se estes acumulados ocorrerem certamente ajudarão a ficar o mês na média ou lá perto, isto no NW :

240-777SP.GIF
 
Apesar de ainda faltar alguns dias para o Natal, não deixa de ser curioso o facto de o GFS manter esta frente forte para 25/26 alguns dias. Já no segundo painel a 300 horas indicava esta frente com bons acumulados. Vamos ver se se mantém para alegrar os mais céticos.
 
Bom, parece que vai haver uma ligeira mudança de padrão...

Cavado nº 1:

B15ogpe.png


Cavado nº 2:

Vyqg9pJ.png


Cavado nº 3:

inx7dkN.png


Cavado nº 4:

GEXZYfg.png


Não é bem um deslocamento do anticiclone para sul mas por agora já é muito bom (chuva a cada 3 dias).
 
Última edição:
Na América do Norte, algures pelas nossas latitudes, também dominam as altas pressões. Mas lá tal situação, associada às anómalas temperaturas altas que também por lá se fazem sentir, já têm como culpado o El Niño forte que se faz sentir este ano ( pelo menos de acordo com a comunicação social).

Nos EUA, o anticiclone está intimamente associado ao El Niño. Aquando deste evento, a Califórnia recebe boa parte da sua precipitação de rios atmosféricos. Há +-2 semanas, o estado de Washington (a norte da Califórnia) recebeu brutais acumulados devido, precisamente, a um rio atmosférico.
 
  • Gosto
Reactions: lserpa e qwerl
Desta é que não esperava, pequeníssima depressão sobre o território que se vai instalar na próxima semana!?

6z3M4i1.png


cJDs4Ox.png


Podemos ter frentes estacionárias:

8H69mZy.png


f0LxO74.png


OJPvAH8.png


Carta:

mbiVync.gif


Não sei se este tipo de situação tem nome, mas digamos que estamos no "espaço entre anticiclones"