james
Cumulonimbus
Na próxima quinta - feira, deverá novamente ocorrer queda de neve ( e de novo a cotas baixas) , embora a precipitação pareca ser escassa.
o IPMA para quinta-feira da mínimas muito baixas... -5ºC por exemplo para viseu... mas isto dará ainda voltas
poderá também haver neve a cotas baixas
Ontem o GFS esteve bem. Previa cota 500 para aqui eu moro a 490 aproximadamente e vi água-neve mas apenas 100 metros acima nevava neve pura e até se notava nos telhados... Ainda faltam muitas horas, mas tal como disse parece que será mais um grande nevão na galiza e aqui talvez neve a cotas e 600 caso haja precipitação, veremosMas o IPMA está muito conservador, mete cotas entre 800 / 1000 metros.
O GFS também não costuma lidar muito bem com cotas de neve.
E, aparentemente, a precipitação vai desaparecendo à medida que se vai instalando o frio.
A partir das 200 horas, há uma divergência total entre o GFS e o ECMWF. O GFS prevê uma subida da dorsal com AA e temperaturas quase amenas. Pelo contrário, o ECM prevê o regresso de uma corrente oceânica, com novo período de chuvas, pelo menos a norte do sistema Montejunto - Estrela.
Ontem o GFS esteve bem. Previa cota 500 para aqui eu moro a 490 aproximadamente e vi água-neve mas apenas 100 metros acima nevava neve pura e até se notava nos telhados... Ainda faltam muitas horas, mas tal como disse parece que será mais um grande nevão na galiza e aqui talvez neve a cotas e 600 caso haja precipitação, veremos
Mas no geral esteve bem, e melhor ainda se pensarmos que modelou este evento corretamente a mais de 144hEm relação ao evento passado penso que o GFS modelou mal a quantidade de precipitação no pós-frontal, para Bragança. Houve mais precipitação do que o modelado.
Sim no geral esteve bem eu fiquei surpreendido pela precipitação que caiu no final da tarde e início da noite, o que permitiu que muitas aldeias do concelho conseguissem boas acumulações.Mas no geral esteve bem, e melhor ainda se pensarmos que modelou este evento corretamente a mais de 144h
o IPMA para quinta-feira da mínimas muito baixas... -5ºC por exemplo para viseu... mas isto dará ainda voltas poderá também haver neve a cotas baixas