Se isto fosse há uns anos, este tópico tinha umas 10 páginas novas por dia. Há já uma confiança bastante grande que vamos ter um bom evento no fim de semana que vem. Todos os modeloso o dizem, e os ensembles já têm uma convergência razoável. Falta saber se será apenas um evento interessante, muito interessante, ou mesmo épico!
Para já, está garantida uma frente generosa para todo o país, apesar de o Norte/Centro ter acumulados mais elevados. Durante essa frente, haverá grande acumulação de neve a cotas altas, nomeadamente na Serra da Estrela, acima dos 1400 m.
Resta saber como será o pós-frontal no Sábado e Domingo. Para já, está tudo bem encaminhado para termos aguaceiros fortes em todo o país, que podem ser acompanhados de trovoada e/ou granizo. A maior incerteza será onde se vai situar uma bolsa de ar muito frio em altitude ( entre -30 a -35 ºC aos 500 hPa), que fará descer imenso as cotas onde passar. E aí parece estar a chave para termos um evento memorável ou não. Num cenário pessimista, os aguaceiros seriam de neve acima dos 800/900 metros durante o pós-frontal, algo já relativamente habitual e que sucedeu recentemente. No outro extremo, num cenário quase-perfeito, e que foi modelado em 3 das últimas 4 saídas do GFS, teríamos neve em locais muito pouco usuais, a cotas de 300/400 m mesmo no Algarve!
Ora vejamos, se a saída das 12z do GFS se concretizasse, veríamos neve, e com possíveis boas acumulações, por exemplo em:
- Serra de Sintra.
- Serra da Arrábida.
- Serra de Monchique, mesmo na vila de Monchique a 500 m poderia nevar ao longo de todo o dia de Sábado.
Outros parametros ainda bastante incertos dizem respeito ao vento e, consequentemente, à ondulação, que nalguns cenários chega aos 8 metros.
Vamos ver como é que a situação vai evoluir. Como já disseram e bem, lá para Terça-feira já se deve ter dados mais concretos.