Dias Miguel
Cumulonimbus
Entretanto, o AEMET emitiu uma aviso de onde de calor:
Desculpe mas estamos em Agosto e não julho.A partir dia 8 Julho as previsões variam imenso de acordo com o modelo, e me parece que terá muito a ver com a "calibração" do modelo, vê se modelos que chegam a meter uma ISO 30 e depois as temperaturas não são nem lá perto de acordo uma ISO tão elevada, como são os casos do ukmo e do ecm.
Claro que também depende do fluxo predominante, da sua intensidade e afins, mas confesso que não é muito usual de se ver... Tal disparidade..
Assim sendo e até prova em contrário dia 6 será o mais quente.
No dia 7 já desce um pouco na região sul, e no dia 8 e 9 o calor segue mais para norte e refresca bastante no Baixo Alentejo e Algarve.
Dias 10 e 11 com enorme disparidade entre modelos deve aquecer mais no Baixo Alentejo e Algarve.
Impressiona a facilidade com que nos últimos anos as máximas disparam para valores acima dos 40 graus com certas situações sinópticas. A minha teoria é que o Magrebe e o Noroeste de África estão muito mais quentes e seria interessante que alguém pegasse no tema.Na previsão automática, de ontem para hoje aumentou para 68 o número de localidades/concelhos com máximas superiores a 42ºC (de 43ºC a 46ºC !) em pelo menos um dia no período de 6 a 11.
Distrito de Santarém vai sofrer o maior impacto, será o polo do calor em torno do vale do Tejo. As zonas deprimidas serão aquelas onde como é habitual se acumularão as bolsas de ar mais quente. Vale do Sado também mais atingido.
Foi o único que reparou ou mencionou o erro. Sim, obviamente referia me a Agosto.Desculpe mas estamos em Agosto e não julho.
Comunicado válido entre 2023-08-04 18:16:00 e 2023-08-09 20:00:00 |
Assunto: Tempo quente em Portugal continental - Comunicado nº 2 |
A partir de dia 4 de agosto, as condições meteorológicas sobre o território do continente deverão alterar-se significativamente, com o anticiclone dos Açores a estender-se em crista sobre o Golfo da Biscaia e Mediterrâneo ocidental promovendo uma circulação do quadrante leste sobre a Península Ibérica que irá favorecer uma situação meteorológica de tempo quente e seco, com céu geralmente limpo. Prevê-se assim uma subida generalizada dos valores da temperatura máxima para sábado, dia 5, sendo expectáveis valores de temperatura máxima acima de 30°C, com exceção de alguns locais no litoral onde os valores serão mais baixos, e entre 35 e 40°C nas regiões Centro e Sul. Entre o dia 6 e o dia 9 a temperatura máxima deverá variar entre 35 e 40°C na maior parte do território, com exceção da faixa costeira ocidental, e podendo atingir pontualmente 44°C no interior. As noites deverão ser quentes a partir do dia 5, com valores da temperatura mínima acima de 20°C a sul do Tejo e na Beira Baixa, estendendo-se nas noites seguintes para locais nas regiões Norte e Centro. Na cidade de Lisboa, prevê-se que no sábado a temperatura máxima se situe entre 37 e 38°C, e que durante domingo e segunda-feira possa atingir valores entre 39 e 41°C. A temperatura mínima irá variar entre 20 e 22°C. Em Fátima, prevê-se que no sábado a temperatura máxima varie entre 34 e 36°C, devendo atingir valores entre 36 e 39°C no Domingo. A temperatura mínima irá variar entre 17 e 20°C no fim de semana. Prevê-se a persistência de tempo quente durante a próxima semana, embora com tendência de descida gradual da temperatura a partir do dia 8 de agosto nas regiões do litoral oeste. O vento soprará fraco a moderado, predominando do quadrante leste, podendo soprar por vezes forte nas terras altas durante a noite e manhã, e rodando temporariamente no litoral oeste para o quadrante norte durante a tarde. O IPMA já emitiu avisos meteorológicos de tempo quente para vários distritos do país, salientando-se o aviso de nível vermelho no distrito de Lisboa entre as 10:00 e as 18:00 UTC de domingo, dia 6. Estes avisos irão sofrer atualizações ao longo dos próximos dias, aconselhando-se o seu acompanhamento. Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias consultar: IPMA - Previsão descritivaInstituto Português do Mar e da AtmosferaPara mais detalhes sobre os avisos meteorológicos emitidos consultar: IPMA - Avisos Meteorológicos em linha temporalPara mais detalhes sobre o Perigo de Incêndio Rural consultar: IPMA - Perigo de Incêndio Rural (PIR) ContinentePara mais detalhes sobre os cuidados a ter com a exposição solar: IPMA - IUV GeoPara recomendações à população em situações de calor, consultar: |
Eu estou a entender isto bem, a unica regiao do pais a vermelho é o Vale do Tejo? 41 graus para Lisboa???
Jasuses...algum dia Lx teve tanta temperatura?
Provavelmente porque irá ocorrer uma missa com o Papa com 2 milhoes de peregrinos a chapa do sol.
Estás a confundir. Esses dados que mostras são para hoje (sábado).Ver anexo 6409
A Missa será feita às 9h, logo com temperatura "menos" escaldante do que seria depois das 12h.
O vento terá uma componente importante na subida e descida da temperatura, dependendo da hora a que entrar de Norte.
No caso que mostro, Lisboa-Oriente não chegará aos 40ºC, aquela zona junto ao Tejo não sofre do efeito ilha de calor das zonas centrais de Lisboa, apesar disso o "torresmo" é garantido...