Previsões segundo os modelos (até 2 semanas) - Agosto 2023

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Basicamente porque o critério para alerta vermelho para Lisboa são de 40°c , e para Domingo estão previstos 42°c , independentemente das JMJ ! Aliás essa alerta vai acabar por aparecer com naturalidade noutros distritos com o decorrer do evento .
Acho que nao me fiz entender...
Questionava eu se algum dia Lisboa chegou aos 41 graus, e tambem que nao entendo muitonbem porque temos alerta vermelho quando locais como Torres novas com previsão de 43, tem alerta laranja...

Questionava eu se algum dia Lisboa chegou aos 41 graus, e tambem que nao entendo muitonbem porque temos alerta vermelho quando locais como Torres novas com previsão de 43, tem alerta laranja...
Os critérios são diferentes de distrito para distrito, baseados na climatologia. Por isso um distrito com temperatura mais alta pode ter aviso de nível inferior a outro com temperatura mais baixa.

PS: E sim, Lisboa já teve mais de 41.

Os valores das previsões de máximas mais elevadas no período de 6 a 11 desceu numa grande parte das localidades/concelhos: 49 terão máximas superiores a 42ºC em pelo menos um dia daquele período. Já não há aqueles valores excepcionais no sotavento, mas ainda se prevê para o dia11 valores acima de 40ºC.
Os valores mais elevados, 44ºC e 45ºC estão agora quase limitados ao médio vale do Tejo e no dia 7, distrito de Santarém, mas ainda há outros locais dos distritos de Portalegre e Évora que nesta previsão atingirão os 44ºC.

Última edição:
Em Agosto de 2018 chegou aos 44,0C.
E registou 4 dias consecutivos com Tmax>=40,0C.

O que conta é o critério de emissão e esse não é igual para todo o país.

IPMA, e muito bem, a colocar Tomar ( 46ºc graus novamente previstos) com aviso vermelho para amanhã, apesar de não cumprir os critérios (duração igual ou superior a 48 horas de temperaturas acima dos 43ºc ).

Coloco Tomar como exemplo, mas há outras localidades com aviso vermelho para amanhã, que tambem foi bem lançado dada a perigosidade das temperaturas previstas e suas potenciais consequências, nem que seja por "apenas" 24 horas.

Além disso, se Tomar amanhã chegar aos 44ºc e no dia seguinte 42ºc já teremos o critério das 48 horas, penso que por um grau, 42ºc-43ºc não se vai deixar de lançar o aviso vermelho... :unsure:

7lvAK3H.jpg

E59EOMH.jpg

Santarém ( a capital do distrito) a vermelho ( e também bem a meu ver) para amanhã, mesmo não cumprindo o critério de duração das 48 horas ( acima de 43ºc ).

RpmJBdc.jpg

Comunicado válido entre 2023-08-06 17:37:00 e 2023-08-09 23:59:00
Assunto: Tempo quente em Portugal continental - Comunicado nº 4
O estado do tempo em Portugal continental está a ser influenciado por um anticiclone localizado a nordeste dos Açores, que se estende em crista até ao Golfo da Biscaia, originando uma circulação de leste, permitindo uma situação meteorológica de tempo quente e seco.

Assim, assiste-se desde dia 5 a uma subida generalizada dos valores de temperatura máxima, salientando-se alguns locais das regiões Centro e Sul, com valores observados superiores a 40°C.

Até dia 9 a temperatura máxima deverá variar entre 35 e 40°C na maior parte do território, com exceção da faixa costeira ocidental, voltando-se a atingir valores superiores a 40°C no interior, podendo no dia 7 aproximar-se aos 45°C no vale do Tejo e no Alto Alentejo.

Neste período as noites deverão também ser quentes, com valores de temperatura mínima acima de 20°C em parte significativa do território.

A partir do dia 8 prevê-se uma rotação do vento para o quadrante sul, e, por conseguinte, uma descida gradual dos valores de temperatura, descida essa que deverá ocorrer na região Sul no dia 8, estendendo-se gradualmente ao restante território nos dias 9 e 10. Esta descida de temperatura deverá ser acompanhada de um aumento de nebulosidade, especialmente na faixa costeira.

Devido a esta situação meteorológica o IPMA emitiu avisos meteorológicos de tempo quente, que poderão ser consultados no link abaixo. Estes avisos serão atualizados ao longo dos próximos dias, aconselhando-se o seu acompanhamento.

Para mais detalhes sobre os avisos meteorológicos emitidos, consultar:

Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias, consultar:

Para mais detalhes sobre os cuidados a ter com a exposição solar, consultar:

Para recomendações à população em situações de calor, consultar:

Avisos para amanhã:
HrB4yIX.png

Aqui por Setúbal as previsões no IPMA são bem mais animadores para os próximos dias.

Amanhã ainda se preve um dia muito quente (23ºC/41ºC) mas no resto da semana, para já, há um bom alivio das máximas para valores mais aceitáveis.

Noto, no entanto, uma subida das mínimas em relação às ultimas semanas provavelmente devido à diminuição da intensidade do vento.

Ontem e hoje foi a primeira vez que liguei o AC em casa desde o inicio do Verão, o que me significa uma poupança significativa de energia este verão.

Setubal.png

Para hoje e próximos dias até dia 11, diminuiu o número de localidades com previsão de maior máxima neste período superior a 42ºC: 40 localidades (ontem eram 49).
Tal como tem estado previsto, é o médio vale do Tejo e a bacia do Sado que atingirão as máximas mais elevadas (45ºC e 44ºC). Não está previsto 46ºC.
Máximas de 45ºC para Tomar, Entroncamento, Golegã e Mora na bacia do Tejo; Vendas Novas, Alcácer do Sal e Grândola na do Sado.

Coloco Tomar como exemplo, mas há outras localidades com aviso vermelho para amanhã, que tambem foi bem lançado dada a perigosidade das temperaturas previstas e suas potenciais consequências, nem que seja por "apenas" 24 horas.
Já me tinha queixado disso aqui e pelos vistos o IPMA deve ter lido :uau:

Calor, calor e mais calor, não baixa da ISO20ºC, valente tareia este ano

graphe3_10000___-7.83_37.01_.gif