Previsões segundo os modelos (até 2 semanas) - Fevereiro 2024

  • Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Acumulados previstos para esta frente que se aproxima, incluindo pré e pós-frontal:
Saída 06z de hoje.

UKMO
08twK6x.png


ECMWF
noqJfEu.png


mu5DdHm.png

svwDkVO.png

DmySU6N.png

4Ku3S39.png

VqdQUaT.png
 
Segundo o GFS 18z as temperaturas ligeiramente negativas só voltam ao continente nos três últimos dias do mês, e apenas junto à fronteira nordeste.

Entretanto, os acumulados para hoje andam à volta dos 10mm, desde menos de 5mm numa zona sudoeste, abrangendo parte da Região Sul e do Litoral Centro, até algo mais do que 20mm nas zonas altas do Litoral Norte ou até da zona norte do Litoral Centro segundo alguns modelos, mas nem todos seguem esta distribuição. Mais uma rega, modesta,
muito bem vinda mas que saberá a muito pouco no Sul.

sbFbX2R.png


WqbifnA.png


9HKbBlo.png


3FlR0SI.png


oJdx8gp.png


dbwVmlJ.png


mJRUmfn.png
 
Mais uns dias de anomalias térmicas positivas.

A partir de quinta-feira, 22/Fev, descida generalizada das temperaturas e fluxo do quadrante NW, com vento, o que vai acentuar a sensação térmica de maior frescura.

Precipitações com uma frente na quinta-feira e pós-frontal com aguaceiros.

Eu diria, e segundo o GFS, que ainda há muito inverno para vir, chuva e frio, e naturalmente neve nas terras altas.

Os outros modelos estão mais ou menos parecidos:

animhcn5.gif


animhsg1.gif


A distância ainda é muita, e isto vai dar muitas voltas, resta aguardar.
 
Eu diria, e segundo o GFS, que ainda há muito inverno para vir, chuva e frio, e naturalmente neve nas terras altas.

Os outros modelos estão mais ou menos parecidos:

animhcn5.gif


animhsg1.gif


A distância ainda é muita, e isto vai dar muitas voltas, resta aguardar.

Esta sucessão de momentos positivos e negativos já começam a ter menos impacto, mas basta voltar ao neutro para voltar a chuva, o que não é mau.
Por enquanto, será mais uma semana no positivo e acima de 20ºC.


1708087085773.png
 
Parece que quase os modelos neste momentos convergem para um cenário de corrente de noroeste forte. Este tipo de sinóptica, com um anticiclone potente a sudoeste de Portugal Continente a criar uma corrente que afeta sobretudo o noroeste do país e em que pouco ou nada chove no extremo sudeste, é normal durante os meses de transição (maio e outubro) mas nesta altura do ano é bastante incomum. :eek: O anticiclone dos Açores está bastante mais intenso do que o habitual, e cenários incomuns como este provavelmente tornar-se-ão mais comuns com o passar dos anos devido às alterações climáticas (e ao falhanço total da sociedade em geral em mudar a situação), em detrimento do Baixo Alentejo e Algarve: :angry: :angry:
f9BdDYfh.png


Enquanto o noroeste do país deverá ter acumulados a superarem os 100 mm, no Sotavento Algarvio nem deverão chegar aos 2 mm nos próximos 10 dias: :facepalm: :rain:
jDq7fYfh.png


Esta entrada de noroeste também deverá levar a um aumento da nebulosidade e à chegada de uma massa de ar frio húmida que trará neve não só aos pontos mais altos mas talvez inclusive em cotas mais baixas. Claro está, isto somente na metade norte do país, porque no sul o anticiclone deverá empurrar o ar frio para nordeste. :disgust:
AxeTuJhh.png
 
O Noroeste a chegar em força no dia 22:


Mas para a região Sul, como acontece normalmente nas situações de noroeste, a precipitação a esperar é insignificante, em geral menos de 1mm para o Baixo Alentejo e Algarve.

A precipitação pré-frontal começará na 4ªfeira de manhã no Litoral Noroeste e na 5ªfeira à noite já terá atravessado quase todo o continente situando-se nessa altura no Sotavento.
Também na 5ª à noite o pós-frontal frio começará a trazer aguaceiros intensos ao Noroeste e que já podem ser de neve nas serras altas da fronteira norte, na Estrela e talvez outros cimos a norte da cordilheira central. O UKMO 12z tem esta sequência de acumulados em 3 horas (6 horas para as cinco últimas cartas nesta previsão até Sábado).

Segundo o UKMO 12z, até às 12h do próximo Sábado 24, o acumulado total seria este:
6ADXiLW.png


O ECMWF 12z mete ligeiramente mais mas não deixa de ser insignificante para os dois distritos mais meridionais:
XFPwrQY.png


E o GFS 18z mete ainda mais um pouco, mas o cenário é praticamente igual:
LCNlWL9.png
 
Última edição:
As espessuras de neve, especialmente no terço norte da Península Ibérica, prometem ser as maiores deste inverno. A Cordilheira Cantábrica e os Pirenéus Ocidentais serão os sectores mais afectados.

ECMWF_240_ES_ASN_es-ES_es.webp
 
Para manzaneda vai estar bem bom para a neve

Enviado do meu SM-G998B através do Tapatalk
Vai estar bom para a neve em todas as serras da metade norte da Península Ibérica, pelo que parece. :D
 
Basicamente, a depressão de dia 25 é uma cut-off que tarde demais empreendeu o rumo para sueste. Passará no continente mas em modo de viagem rápida para o Mediterrâneo ocidental, empurrada pelo anticiclone dos Açores. Mais adiante, o próprio anticiclone, enquanto se mantém sobre o arquipélago, é absorvido por outro maior proveniente da Terra Nova. Enquanto isto se desenrola, o anticiclone russo não arreda de onde se fixou desde há poucos dias. Juntos, estes anticiclones parecem deixar muito pouco espaço para alguma actividade atingir significativamente a península Ibérica. Previsão baseada na saída 00z do ECMWF.

Om21IaL.png


A mesma saída tem estes acumulados previstos até ao dia 1 de Março, resultantes da passagem das frentes dos próximos dias e depois da cut-off.
xCc6Gtl.png
 
Última edição: