Previsões segundo os modelos (até 2 semanas) - Outubro 2023

• Thread starter Thread starter Snifa
  • Data de início Data de início
Bom agora satélite e radar!
Radar os tomates!
Peço desculpa, posso escrever tomates não posso?
Sevilha ainda desenrasca qualquer coisa aqui para o Sotavento

Última edição:
Nem a este prazo há consenso geral dos modelos.

ECMWF: acumulados menores em geral.
DDFFWSH.png

UKMO: o mais a Sul (e também cortando nos acumulados).
3WZRuUl.png

ICON: esvazia o Baixo Alentejo e mantém a faixa a sul de Setúbal, quase até Portalegre; generoso no Caldeirão.
A1t2ege.png

ARPEGE: semelhante ao ICON.
3WZRuUl.png

GFS: o mais a norte e mais generoso no vale do Sado.
cTz6gph.png

Vamos ver, a moeda N-S foi lançada ao ar.

Mas então ainda há este WRF 12z, que mete quase tudo para as serras algarvias e... AML e Região Oeste :huh:
Esjlr2x.png

xkJ2tIK.png

Última edição:
A recolha final e entramos na Final Countdown.
Resumo: um só modelo mete o landfall em Milfontes, dois metem em Sagres e três em Faro. :lmao:

Modelo_data-hora da saída_data-hora de landfall_pressão da isóbara central_local de landfall

WRF-0,05º_20231021-12z_1022-15z_987hPa_Milfontes (saída mais antiga)

GFS_20231021-18z_1022-13z_988hPa_Sagres
ARPEGE_20231021-18z_1022-14z_990hPa_Sagres

UKMO_20231021-18z_1022-14z_989hPa_Faro
ICON_20231021-21z_1022-15z_989hPa_Faro (saída mais recente)
ECMWF_20231021-18z_1022-15z_990hPa_Faro

Conclusão mais provável: entre Sagres e Faro, cerca das 16h locais, com pressão 989hPa.
Resultado mais provável: acumulados maiores nas serras algarvias. Reduzidos a norte do Tejo ( o que inclui AML) e incerteza sobre litoral alentejano e vale do Sado.

yncJoBU.png
D4TrGeE.png
AK06cFH.png
FMfAkdS.png
8oYEExB.png
bZzmLVv.png

Última edição:
A situação do GFS para a costa de Setúbal parece crítica, 40-50 mm em <3h é mais que razão para alerta vermelho.

Até acho estranho o IPMA ter-se ficado com o amarelo para Lisboa. Não tendo qualquer radar, eu iria pela lógica que fossem tomar uma decisão tendo em conta o pior cenário. Felizmente a população está avisada pela ProtCivil.

Agora é esperar para ver...

A situação do GFS para a costa de Setúbal parece crítica, 40-50 mm em <3h é mais que razão para alerta vermelho.

Até acho estranho o IPMA ter-se ficado com o amarelo para Lisboa. Não tendo qualquer radar, eu iria pela lógica que fossem tomar uma decisão tendo em conta o pior cenário. Felizmente a população está avisada pela ProtCivil.

Qual é a relevância do GFS havendo outros modelos com melhor resolução e que inclusivamente são reconhecidos por funcionarem melhor?

A AML vai estar no limite, mas a zona norte do Tejo deverá sair poupada deste evento. Daí a razão do alerta "apenas" amarelo. A linha limite estará no distrito de Setúbal.

Atenções centradas para Setúbal, Beja e Faro. De resto, será um dia normal de Outono.

Última edição:
A mim parece-me (embora o movimento no satélite por vezes "engane" um pouco) que vai direitinha ao Algarve :unsure: e qualquer ponto desta região pode ver o landfall, subindo depois para NE/NNE, a passagem será rápida.
A zona central e logo em volta tem, aparentemente, muita atividade, por isso precauções nas próximas horas, onde aquilo passar, e mantendo a actividade, vai descarregar bem :rain: :trovao:

bAL8Ttu.jpg

tho5rNV.jpg

Algo deste género pelas 13 horas, como mostra o ICON:

ndunThv.jpg

Última edição: