Marco pires
Nimbostratus
Setúbal está com aviso laranja de chuva para amanhã a partir do meio dia, Lisboa está a amarelo.
Sevilha ainda desenrasca qualquer coisa aqui para o SotaventoBom agora satélite e radar!
Radar os tomates!
Peço desculpa, posso escrever tomates não posso?
estou a ver o quê nestas duas cartas para a mesma hora e da mesma saída? Campo da pressão igual mas acumulados diferentes? São membros diferentes?
Qual é a relevância do GFS havendo outros modelos com melhor resolução e que inclusivamente são reconhecidos por funcionarem melhor?A situação do GFS para a costa de Setúbal parece crítica, 40-50 mm em <3h é mais que razão para alerta vermelho.
Até acho estranho o IPMA ter-se ficado com o amarelo para Lisboa. Não tendo qualquer radar, eu iria pela lógica que fossem tomar uma decisão tendo em conta o pior cenário. Felizmente a população está avisada pela ProtCivil.
Agora é esperar para ver...
A AML vai estar no limite, mas a zona norte do Tejo deverá sair poupada deste evento. Daí a razão do alerta "apenas" amarelo. A linha limite estará no distrito de Setúbal.A situação do GFS para a costa de Setúbal parece crítica, 40-50 mm em <3h é mais que razão para alerta vermelho.
Até acho estranho o IPMA ter-se ficado com o amarelo para Lisboa. Não tendo qualquer radar, eu iria pela lógica que fossem tomar uma decisão tendo em conta o pior cenário. Felizmente a população está avisada pela ProtCivil.
Agora é esperar para ver...
Parece-me que... nenhum! Mas o mais próximo ainda terá sido o ECMWF, bastante próximo mesmo.Qual deles acertou?
Concordo, o GFS então esse nem se fala, modelo cada vez mais banal .Parece-me que... nenhum! Mas o mais próximo ainda terá sido o ECMWF, bastante próximo mesmo.