Previsões segundo os modelos (até 2 semanas) - Outubro 2023

  • Thread starter Thread starter Snifa
  • Data de início Data de início
Parece-me que... nenhum! Mas o mais próximo ainda terá sido o ECMWF, bastante próximo mesmo.
O modelo da AEMET acertou, já ontem dava a entrada na zona que entrou + ou -, teve perto dos acumulados desta tarde, especialmente no Sotavento, portanto, para mim, é o modelo mais fidedigno em situações de chuva no Algarve, mesmo no dia em que caíram quase 60 mm em Faro mostrava uma linha de instabilidade a passar por lá, embora não com essa intensidade. :D
 
1698003377208.webp

Outra vez arroz? :intrigante: :lol:
 
Passado o Bernard, amanhã temos um núcleo secundário no Golfo da Biscaia (993 hPa) da imóvel depressão a sul da Gronelândia (973 hPa). Jetstream violenta a sul desta depressão, praticamente arrasta as frentes da mesma até à Europa, levando "tudo à frente". Irá estar associada a núcleos secundários até ao final da semana na sua deslocação meia-lenta até à Irlanda. Potencial de ciclógenese no Sábado (1003 hPa -> 971 hPa em 24h) de um núcleo secundário, inclusive.

Frente quente deverá entrar pela madrugada do dia 24 no litoral norte, segue a frente fria ao longo da manhã a varrer todo o território com uma trajetória típica NW-SE até ao final do dia:

1698100051281.png


Acumulados propostos pelo ECMWF 12z:

1698100512297.png


Amanhã também com pós-frontais que se arrastam até ao dia 25, principalmente no litoral norte e centro. Rio atmosférico provável para o Minho até ao dia 26.

Boa semana a todos!
 
Última edição:
As três tempestades, Babet, Aline e Bernard, quebraram definitivamente a barreira anticiclónica que perdurava há semanas sobre a Europa ocidental e se estendia até à península Ibérica .
A sequência revê as análises frontais de 6h em 6h das duas últimas semanas, desde o dia 9 às 00utc até ontem 23 às 18utc. As cartas seguintes são as previsões de 6h em 6h, 12h em 12h e as duas últimas de 24h em 24h até dia 28. Nesse fim de semana (28-29) o UKMO prevê a entrada de uma vigorosa depressão satélite 984hPa com sector quente alargado. Uma situação clássica que é habitual nos Outonos-Invernos e traz quase sempre precipitação abundante e vento forte de sul/sudoeste rodando para oeste.

 
Última edição:
Temos agora uma dinâmica atmosférica excelente, com boas perspectivas para a Europa; é de relembrar que há zonas ainda com défice hidrico acentuado, não só na Península Ibérica.
Em relação à precipitação que estamos agora a ter, principalmente mais a norte, deixo aqui esta imagem EUMETSAT.

Do Furacão TAMMY (actualmente com ventos sustentados máximos de 165 km\h) à Península Ibérica, um rio atmosférico, carregado de muita água precipitável; um pequeno ajustamento e teremos condições de precipitação excessiva em Portugal e Espanha. :rolleyes:
O rio atmosférico:
HW2ZvFU.png