Younger Dryas
Nimbostratus
Talvez a 10 de Outubro a coisa mude...
Mas no outubro do ano passado tivemos logo muitas chuvadas em Outubro, o calor não foi perto do que estamos a ter este ano....Este é um padrão que, nos últimos anos, se verifica no mês de outubro. A dorsal africana a subir em latitude e a abarcar a Península Ibérica com as depressões a oeste a bordejarem o anticiclone sobre o atlântico e a subirem para norte. Talvez seja - infelizmente - o nosso padrão futuro. Longe vai o tempo em que o Anticiclone dos Açores descia em latitude e deixava passar a corrente perturbada de oeste.
Sim, o ano passado foi uma excessão, mas se analisarmos os outubros desde 2010 (e até antes) verificamos um padrão semelhante ao deste ano. Por exemplo, o outubro de 2011 foi tórrido, mais recentemente o de 2017, o de 2018, etc. Recordo-me da primeira quinzena do outubro de 2006 (se não me falha a memória) e de temperaturas muito acima dos 30 ºC. A título de curiosidade, na década de 1980, algures em 1988, 1987, aqui por Setúbal, tivemos no final de setembro a máxima a tocar nos 38 ºC.Mas no outubro do ano passado tivemos logo muitas chuvadas em Outubro, o calor não foi perto do que estamos a ter este ano....
Sim, o ano passado foi uma excessão, mas se analisarmos os outubros desde 2010 (e até antes) verificamos um padrão semelhante ao deste ano. Por exemplo, o outubro de 2011 foi tórrido, mais recentemente o de 2017, o de 2018, etc. Recordo-me da primeira quinzena do outubro de 2006 (se não me falha a memória) e de temperaturas muito acima dos 30 ºC. A título de curiosidade, na década de 1980, algures em 1988, 1987, aqui por Setúbal, tivemos no final de setembro a máxima a tocar nos 38 ºC.
Obrigado por ires verificar. Tinha, de facto, memória de um setembro/outubro tórridos. Era miúdo, mas já me interessava por estas questões do clima. Tenho também memória de nesse mesmo ano de 88 andarmos de t-shirt a 2 de novembro.Depois de ler o teu comentário fui dar uma vista de olhos às normais 1981/2010 e, em outubro de 1988 Setúbal foi aos +41,3°C, e Santarém aos +42,5°C!!!
Fui ver Santarém no site do IPMA, na climatológica e nessa normal tem maxima de 35 graus. Será que estamos a falar de coisas diferentes?Depois de ler o teu comentário fui dar uma vista de olhos às normais 1981/2010 e, em outubro de 1988 Setúbal foi aos +41,3°C, e Santarém aos +42,5°C!!!
Estão me a parecer valores excessivos para Outubro.... não terá sido Setembro?Depois de ler o teu comentário fui dar uma vista de olhos às normais 1981/2010 e, em outubro de 1988 Setúbal foi aos +41,3°C, e Santarém aos +42,5°C!!!
Tenho a certeza que já foram atingidos em Setembro, queres dizer Outubro?Algum dia iremos atingir em Setembro os 40 graus.