Previsões segundo os modelos (até 2 semanas) - Setembro 2023

Pelo menos até dia 4, o ECMWF 00z não contraria a perspectiva de precipitação insignificante na maior parte do território continental prevista pelo GFS 06z (que a estende até dia 10):

ECMWF até dia 04 às 00:00utc
c84yTWN.png


GFS até dia 10 às 06:00utc
Nm7Uhrt.png
 
Início do mês de Outubro com previsões turbulentas para os Açores, segundo o GFS:

C8VQfKp.jpg


bb5Q2cG.jpg


Passa por cima das Flores e Corvo:

iFXQ0EN.jpg


DYwBv2e.jpg


Rajadas a rondar os 180 Km/h perto do Grupo Ocidental:

oW1SIel.jpg
 
Desta vez não fica só pelos Açores, passa pelo Grupo Oriental e depois ruma ao noroeste da península, ainda com algum cavamento:

animalh6.gif


Com tantas ameaças, é possível que os Açores sejam nos próximos tempos afetados por tempestade tropical ou na transição de furacão para CT, como já aconteceu noutras vezes e nesta altura do ano. :unsure:
 
Coexistindo com a situação ainda de carácter estival na península ibérica, continua o cortejo de ciclogéneses mais ou menos intensas a afectar o noroeste da Europa, algumas descendentes de ciclones tropicais.
Não é o caso desta, embora mais atrás na mesma circulação haja restos da recente Tempestade Tropical Ophelia que atingiu a costa Leste dos EUA.

Ciclogénese explosiva com altos e baixos na previsão, à medida que vai encurtando o prazo. Nesta altura, 32 hPa previstos de descida da pressão em 24 horas:

OmxwHfP.png


O MetOffice na comparação com a análise das 12:00 mete 29 hPa em 18 horas, até amanhã às 6:00utc. A incerteza reside na rapidez com que a pressão vai recuperar antes de atingir as costas das Ilhas Britânicas, e consequente abrandamento dos ventos. Para já, enquanto estiver ao largo o vento médio previsto sobre o oceano pode atingir a força de furacão, 120 Km/h e rajdas até 150 Km/h ou mesmo superiores. À chegada à costa sudoeste da Irlanda não será menos do que a intensidade de tempestade tropical e ainda com rajadas à volta dos 120 Km/h/130 Km/h.

Análise às 12:00 de hoje:
JrasqsN.gif


Previsão para amanhã às 6:00utc
frBCnO3.gif
 
Ninguém comenta o episodio de calor p este fim semana começando na 6ª feira e acabando lá p 2ª feira?
Posso comentar.
Vou dizer que tá muito calor, acima da média para a altura do ano e um sol bem escaldante. Mais escaldante agora do que no Verão, porque agora está mais baixo e a insolação atinge-nos noutro ângulo. É mais aflitivo.

De resto um dia de céu azul aqui na zona mais seca do País, e pronto.....previsões de chuva agora não há, mas tudo pode mudar. Que ela vai vir..., vai sim de certeza! Muita ou pouca?!!!? "Prognósticos só no fim do jogo".
 
Ninguém comenta o episodio de calor p este fim semana começando na 6ª feira e acabando lá p 2ª feira?
Na Costa Ocidental este poderá ser um dos melhores fins-de-semana de praia do verão.
Máximas na casa dos 30ºC.
Água nos 19-20ºC. De norte a sul!

Capturar564.webp
 
Na Costa Ocidental este poderá ser um dos melhores fins-de-semana de praia do verão.
Máximas na casa dos 30ºC.
Água nos 19-20ºC. De norte a sul!

Ver anexo 7327
Estive a ver a previsão para a Praia Grande, que nunca passa dos 25 graus em dias assim muito quentes em Lisboa...e a previsão é de 30 graus!!:eek:
Gosto muito de frequentar a piscina do Hotel arribas de Verão e nunca me lembro de ter alcançado temperaturas destas...
Estava a pensar em ir para o Vimeiro, para a praia de Santa Rita..e o Hotel esgotou!
È capaz mesmo de ser o melhor fds de praia para quem a gosta de fazer..em Outubro!
 
Mais uma voltinha do GFS, mais uma ameaça para os Açores, e quem sabe também no continente (Noroeste da PI )

animihc5.gif


Raj4OD3.jpg


2qefzZi.jpg


Rajadas a rondar os 170 Km/h no Grupo Oriental:

Pp28eGs.jpg
 
e quem sabe também no continente (Noroeste da PI )

Para o continente seria uma promessa de benesse. ;)
Mas com sabor a adiamento e manutenção da secura a Sul do Tejo.
Até dia 13, o GFS continua implacável.
2wpDMl9.png



Para os Açores é realmente uma ameaça, especialmente no que se refere ao vento e estado do mar.
 
O GFS 12z está-se a passar :maluco: coloca agora um bicho de 948 hpa sobre o Grupo Ocidental dos Açores.

Podia colocar isto nas saidas incomuns, mas como é uma previsão com alguma consistência coloco aqui:

animtki5.gif


9An3t1m.jpg


w4L9YF1.jpg


Rajadas de mais de 200 Km/h, bem perto das ilhas ( quando a depressão está com 955 hpa) um Furacão portanto.

Faço ideia o estado do mar com uma "bomba" destas.

whWdGZz.jpg


Grupo Ocidental com ventos mais "fracos" porque o centro da tempestade passa por lá:


huqzCHf.jpg


De referir que este tipo de situação não é de todo desejável, nem para as ilhas nem para lado nenhum, os estragos seriam muito avultados, por chuva, vento e mares alterosos.
 
Última edição:
IPMA:

Informação especial
Comunicado válido entre 2023-09-27 17:06:00 e 2023-09-30 23:58:00
Assunto: Episódio de tempo quente em Portugal continental

A partir de sexta-feira, dia 29 de setembro, o estado do tempo em Portugal continental será influenciado por uma intensa crista anticiclónica localizada sobre a Europa Ocidental, promovendo uma situação de estabilidade atmosférica, à qual se associa o transporte de uma massa de ar quente e seco, com origem no norte de África, até ao território do continente.

Desta forma, prevê-se uma subida generalizada dos valores de temperatura máxima nos dias 29 e 30, sendo que de momento os mesmos já se encontram ligeiramente acima dos valores normais para a época.

Assim, entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro esperam-se valores que deverão ultrapassar os 30° na generalidade do território, exceto alguns locais da faixa costeira, podendo atingir valores até 35-37°C na região Sul e no vale do Tejo.

Ainda que naturalmente não sejam expectáveis valores absolutos de temperatura máxima comparáveis a episódios ocorridos durante os meses mais quentes, os valores previstos correspondem a anomalias de até cerca de 5-8°C acima aos valores médios habituais para a altura do ano.

Também as temperaturas mínimas irão registar uma subida, podendo ser observadas noites com valores iguais ou superiores a 20°C (noites tropicais) em alguns locais, em especial no litoral da região do Algarve.

Todavia, e dada a data deste episódio, caracterizada já por noites mais longas, não é expectável a ocorrência generalizada de noites muito quentes, sendo até de esperar nos locais mais abrigados do interior noites frescas com temperaturas mínimas entre 10 a 15°C.

Dadas as previsões atuais, espera-se que este episódio persista pelo menos até dia 3 de outubro, havendo maior incerteza na situação meteorológica a partir desse período, em especial no noroeste do território.

Todavia, é provável o cenário da influência desta crista anticiclónica persistir, e assim o episódio de tempo quente se prolongar por mais dias, em especial na região Sul, não se descartando desta forma que venha a ser registada uma onda de calor.

É ainda de realçar que associado a esta subida generalizada da temperatura e à sua persistência, o Perigo de Incêndio Rural irá também sofrer um agravamento, em especial no Algarve e nas regiões do interior.


Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias, consultar:

Para recomendações à população em situações de calor, consultar:

 
Última edição: