Coexistindo com a situação ainda de carácter estival na península ibérica, continua o cortejo de ciclogéneses mais ou menos intensas a afectar o noroeste da Europa, algumas descendentes de ciclones tropicais.
Não é o caso desta, embora mais atrás na mesma circulação haja restos da recente Tempestade Tropical Ophelia que atingiu a costa Leste dos EUA.
Ciclogénese explosiva com altos e baixos na previsão, à medida que vai encurtando o prazo. Nesta altura, 32 hPa previstos de descida da pressão em 24 horas:
O MetOffice na comparação com a análise das 12:00 mete 29 hPa em 18 horas, até amanhã às 6:00utc. A incerteza reside na rapidez com que a pressão vai recuperar antes de atingir as costas das Ilhas Britânicas, e consequente abrandamento dos ventos. Para já, enquanto estiver ao largo o vento médio previsto sobre o oceano pode atingir a força de furacão, 120 Km/h e rajdas até 150 Km/h ou mesmo superiores. À chegada à costa sudoeste da Irlanda não será menos do que a intensidade de tempestade tropical e ainda com rajadas à volta dos 120 Km/h/130 Km/h.
Análise às 12:00 de hoje:
Previsão para amanhã às 6:00utc