Previsões segundo os Modelos - Fevereiro 2006

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
GranNevada disse:
Desdeu , desceu . Desceu bem até ao Algarve e até para lá disso .
Consulta os mapas .
Tens , por ex. , o dia 11/02/1956 :)

PS - Acho que vocês estão a ser um pouco exagerados ; emails à protecção civil , Brisa , etc :cool:

Vamos ter bastante vento (estão a esquecer-se disso ?) e ondas bem grandes na costa ( e disto também ? ) .
Para já , no que respeita à neve , não a vejo abaixo dos 800 metros no Sábado e Domingo ( por falar nisso , vou passar o fds a 1200 m. de altitude :D ) .
Para a semana já se verá - falta muito tempo e não sejamos alarmistas .

Boas noites ;)

Referia-me ao dia 29 de janeiro :)

Não esquecer Sines, que quanto muito teve uma -3 e uma -31 talvez e nevou

kimcarvalho disse:
E será que eles fazem caso dos emails? :rolleyes:
nem podem penso eu segundo directrizes, serviu sim, se calhar para eles colocarem reportagens na rua em diferentes locais, por acaso não se lembram do dia 29 a grande quantidade de rporter da sic de manhâ... :rolleyes:

quanto aos modelos as 12h atrasaram mas a precipitação prolonga-se e na madrugada de 20/21 esxiste postencial para uns aguaceiros de neve a cotas baixas.
http://www.arl.noaa.gov/data/ready/usr/911099_METGRAM.TXT

De facto mais importante para nevar é sem dúvida o frio em altitude, e refiro mais uma vez que estava a chover no marão com 0,5 a 15 Jan e quando nevou 28/29 estavam inicialmente 3ºC!

Aqui acredito que possa nevar acima dos 600 e de facto as partes mais a norte vão ficar com uma altura significativa :)

Última edição:
boas ao ppl do forum, como 1post nao poderia deixar de dar o meu apreço ao fundador/es deste forum pois penso k faz muita falta para quem gosta destas andanças da meterologia...
ja agora gostava de deixar uma pergunta ao seringador se por acaso axa provavel queda de neve na covilha para o proximo fds?

cumpriemtos

spiritmind disse:
boas ao ppl do forum, como 1post nao poderia deixar de dar o meu apreço ao fundador/es deste forum pois penso k faz muita falta para quem gosta destas andanças da meterologia...
ja agora gostava de deixar uma pergunta ao seringador se por acaso axa provavel queda de neve na covilha para o proximo fds?

cumpriemtos

Boas e bem-vindo ao Forum!

Bem penso que as hpótese são fracas, asabaixo dos 600m, mas nunca se sabe com as temperaturas em altitude e direcção dos ventos, sendo que a área do maciço central poderia ajudar :hehe:

Covilhâ até ás 12h domingo

http://pages.unibas.ch/geo/mcr/3d/meteo/meteogr/nmm22/CAWY.PNG

Bragança
http://pages.unibas.ch/geo/mcr/3d/meteo/index.htm

Previsiones de precipitación para estos días:

anim_mm5pr1.gif

Boas...

Em relação às criticas do IM ha coisas que nao concordo...

1º a informação que o IM tem na sua página talvez seja 10% das coisas que se lá fazem, incluindo previsão de tempo...

2º Essa previsão de tempo é posta na pagina da internet apenas com um update por dia (o que nao concordo..pois devia ser feito um update de manha e à hora de almoço), sendo no entanto o udpate da previsão feita nas instalações do IM...

3º todos os dias de manha é feita uma chamada em video-conferencia com o servico de bombeiros e protecçao civil (ou lá como se chama, porque andam sp a mudar de nome...), por isso a informção relativa a previsao para o dia e para o dia+1 é passado à protecção civil..

Ahh..falo com conhecimento de causa..

4º Vamos esperar pelas proximas actualizações do IM e ver o que nos reservam...

Eu não estou a defender o IM...mas o IM não tem culpa de tudo.. ha muita coisa que não concordo, principalmente como o IM mete cá para fora as suas previsões....mas alguem acha que na previsão númerica o IM só tem aquelas saidas para o modelo do centro europeu e do ALadin??

Há muita informação que não passa cá para fora, nem me parece que vá passar...

5º De quem foi a culpa da A1 ter estado fechada em alguns lados quase 1 dia inteiro no final de Janeiro??? Do IM não foi de certeza, pois os responsaveis da A23 tiveram de certeza acesso a mesma previsão de tempo..e a A23 nunca teve fechada...Sabem porque?? Os responsaveis da A23 espalharam sal na noite e madrugada antes da queda de neve...
Esperemos que a brisa tenha aprendido a lição...se não desta vez vai haver estradas fechadas muito mais tempo...

Última edição:
Modelo de precipitación de Meteogalicia. Mucho más detallado que el anterior para el noroeste de España y el norte de Portugal. Ahí va

anim_mm5pr2.gif

En zonas por encima de los 800 msnm del Macizo Galaico, Occidente de la Codillera Cantábrica y Sanabria pueden pasar del metro de nieve en estos días. O más según los sitios. Las previsiones para Porto (entre A Gudiña y el lago de Sanabria en la provincia de Zamora) a 1200 msnm son de nieve desde mañana viernes hasta el miércoles que viene. Lo dicho, más de un metro seguro.

Para quem ainda se lembra do fim de semana passado autenticamente Primaveril em comparação com este vai ser um contraste impresionante... :cold: e já há muito tempo que não passava uma frente fria tão activa como esta que vai passar na noite de sabado e madrugada de domingo em expecial no norte e centro...a precipitação pode acomular entre 50 a 100mm de chuva em algumas regioes do norte. :rain: