Previsões segundo os Modelos - Fevereiro 2006

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
Caros amigos

Num País onde a noticia só é dada com sensacionalismos ….. a confirmar-se o tempo que se advinha , veremos depois repórteres em tudo que é lado para criar audiências .
jf ;)

Boas noites
Nestes ultimos dias tenho andado um pouco ausente por andar muito desiludido com o tempo que se tem feito sentir mas sobretudo porque jurei a mim mesmo que não viveria de ilusões criadas por modelos de ficção cientifica que depois não se confirmam :(
Mas parece que resultou :lol: porque parece que se antevê algo de espectacular para os proximos dias no entanto continuo muito ceptico quanto a neve em cotas baixas ;)
Só me faz confusão como é que o IM e a protecção Civil continuam na boa, como se nada fosse, porque o que vai nevar nas terras altas é algo de brutal, e se não vejam que os mapas do Snow Forecast estão a prever mais de 50cm de neve para o Geres e Peneda :surprise:
Eu até nem gostava muito do Snow forecast mas desde a situação de dia 29 de Janeiro em que acertaram quase em cheio, passaram a ter a minha preferencia e admiração ;)
Já agora sabem se existe algum site a dar previsão de neve para Lisboa como aconteceu da outra vez?

Não há nenhum site a dar previsões de neve para Lisboa porque é completamente impossivel isso acontecer :lol: se nevar abaixo dos 500m já não é mau!

PS: espero ter que engolir estas palavras :D

Fil disse:
Não há nenhum site a dar previsões de neve para Lisboa porque é completamente impossivel isso acontecer :lol: se nevar abaixo dos 500m já não é mau!

PS: espero ter que engolir estas palavras :D

Fil gostava de perguntar uma coisa: no domingo a zona de Lisboa vai estar sobre a iso de -30ºc a 500hPa e entre 0ºc e -1 a 850Ph, estas condições não estarão muito proximas da possibilidade de poder nevar tendo em consideração que em 29 de Janeiro os valores eram muito parecidos?

JOÃO FONSECA disse:
Caros amigos

Num País onde a noticia só é dada com sensacionalismos ….. a confirmar-se o tempo que se advinha , veremos depois repórteres em tudo que é lado para criar audiências .
jf ;)

Pois esse é que é o problema. Motivos de reportagem não lhes vai faltar a partir de sabado à noite

joaocpais disse:
Fil gostava de perguntar uma coisa: no domingo a zona de Lisboa vai estar sobre a iso de -30ºc a 500hPa e entre 0ºc e -1 a 850Ph, estas condições não estarão muito proximas da possibilidade de poder nevar tendo em consideração que em 29 de Janeiro os valores eram muito parecidos?

Dia 29 de Janeiro os valores eram bem mais baixos que esses, durante a tarde quando a temperatura desceu em picado para os 0,5ºC, devia haver uns -5ºC a 850hPa e -35ªC a 500hPa, para além de outros factores favoráveis á queda de neve. Eu pessoalmente nem para cidades como Chaves Vila Real ou Viseu estou muito seguro :(

A partir de sexta á noite deixo de olhar modelos e passo a olhar para o céu e para o termómetro :hehe:

Fil disse:
Dia 29 de Janeiro os valores eram bem mais baixos que esses, durante a tarde quando a temperatura desceu em picado para os 0,5ºC, devia haver uns -5ºC a 850hPa e -35ªC a 500hPa, para além de outros factores favoráveis á queda de neve. Eu pessoalmente nem para cidades como Chaves Vila Real ou Viseu estou muito seguro :(

A partir de sexta á noite deixo de olhar modelos e passo a olhar para o céu e para o termómetro :hehe:

Eu penso e sei que a -5 nunca desceu o tejo, e a -35 nunca por cá passou, ou seja, eu com uma -30 e uma -2, vejo nevar a 100 ou 200m.

No dia 26 de Novembro, tive essas condições e estava a chover com 3º. Não esquecer que era Novembro e não Fevereiro e foi um episodio de apenas 1 dia. Aqui serão varios dias que obrigarão a temperatura a descer. ;)

Bom, corrigindo-me a mim própio, era muito azar que não nevasse em Vila Real Viseu e Chaves no Domingo ou Segunda que são teoricamente os melhores dias. O problema para as cotas baixas penso que será o ar muito humido e o vento intenso mas pelo menos a precipitação será forte e podemos ter surpresas.

Luper disse:
Eu penso e sei que a -5 nunca desceu o tejo, e a -35 nunca por cá passou, ou seja, eu com uma -30 e uma -2, vejo nevar a 100 ou 200m.

Eu acho que desceu, se nevasse em Lisboa com -2ºC, então teria nevado muitas mais vezes após 1954. Lisboa com a sua posição entre o estuário do Tejo e o Atlântico mais a ilha de calor praticamente que está a uma cota de -100m :hehe: acho que só com muito frio que houve em altura foi possivel ter nevado lá.

29 de Janeiro de 2006
http://www.wetterzentrale.de/archive/ra/2006/Rrea00220060129.gif

Se não houver frio em altura, até pode nevar com 0ºC. Estou agora a lembrar-me do 15 de Janeiro quando o frente entrou em Bragança, começou a chover com -0,2ºC e só passado uns minutos quando entrou o ar frio em altura é que começou a nevar, já com temperatura positiva em superficie.

Mas oxalá tenhas razão e eu esteja a ser demasiado pessimista ;)

Isto de prever cotas de neve é complicado :D
Quando não há ar frio em altitude até com -8ºC pode chover.
No dia 18 Fevereiro de 2003, esteve a chover várias horas com -3ºC / -2ºC e só começou a nevar à tarde quando entrou o ar frio em altitude.
Acho que para esse dia o IM previa 10ºC de máxima para Bragança e acabou por ficar em -1,5ºC.

Eu penso e sei que a -5 nunca desceu o tejo, e a -35 nunca por cá passou

Desdeu , desceu . Desceu bem até ao Algarve e até para lá disso .
Consulta os mapas .
Tens , por ex. , o dia 11/02/1956 :)

PS - Acho que vocês estão a ser um pouco exagerados ; emails à protecção civil , Brisa , etc :cool:

Vamos ter bastante vento (estão a esquecer-se disso ?) e ondas bem grandes na costa ( e disto também ? ) .
Para já , no que respeita à neve , não a vejo abaixo dos 800 metros no Sábado e Domingo ( por falar nisso , vou passar o fds a 1200 m. de altitude :D ) .
Para a semana já se verá - falta muito tempo e não sejamos alarmistas .

Boas noites ;)