Previsões segundo os Modelos - Novembro 2006

• Thread starter Thread starter Fil
  • Data de início Data de início
para o fim do mês - inicio do proximo.. as coisas começam a aquecer, ou melhor, a arrefecer.. vamos esperar para ver.. para já fiquem com a ultima saída para dia 29, com tendencia para melhorar :)

para o fim do mês - inicio do proximo.. as coisas começam a aquecer, ou melhor, a arrefecer.. vamos esperar para ver.. para já fiquem com a ultima saída para dia 29 :

Não há nenhum modelo que chegue os dados da Madeira?? Estou à espera de neve tb para o Pico do Areeiro e Pico Ruivo:D . A tecnica até agora é verificar pelas temperaturas de 500hpa e 850hpa...

Pessoal, CALMA, não é um tornado que vem aí!

João Oliveira, corroboro as tuas palavras, temos de ter calma e saber esperar com paciência a situação que se aproxima. Normalmente, quando os modelos apontam situações extraordinárias, elas nunca se vêm a cumprir na sua plenitude. Pelo que leio, o GFS é aquele modelo que normalmente é mais espectacular, mas é também aquele que peca mais por excesso. :unsure:

Acredito que vamos ter uma situação de temporal persistente nos próximos dias, e que até poderão ocorrer surpresas com alguma gravidade em termos de vento, precipitação e ondulação, mas aguardemos os desenvolvimentos ... :)

Vamos esperar pelo dia de amanha para mim é decisivo para saber a colocação da depressão sim porque a frente super activa já não vai fugir muito daquilo e esta saída em termos de chuvas é ainda mais grave! em vento já não tanto mas mesmo assim grave a ver o que nos reserva as saídas de amanha...

Boas,

Eles andam ás aranhas tanto o ECM como o GFS, contudo já ninguém nos tira a forte ondulação e o vento, para que depois desta ciclogenese no Atlântico, venha o frio a partir do quarto crescente;) :rolleyes:

http://www.meteo.psu.edu/~gadomski/ECMWF_0z/hgtcomp.html

Hoje a saída das 12:00 vai ser decisiva para o FDS, contudo se fosse só pelo modelos não confiava a mais de 96h;) :D

Na saída das 00h o GFS retirou muita precipitação para o Domingo, sendo esta mais intensa nitidamente a Norte. A depressão subiu bastante na sua latitude.
Já nem nos afectam pressões atmosféricas inferiores a 1000 hPa :shocking:. Grande mudança!

rtavn1201cx3.png

rtavn1141tx2.png

Enquanto escrevia este post, actualizaram a saída das 06h e pouco variou em termos de precipitação por isso, resumindo, retirada de frio e de instabilidade de uma forma geral. Apenas a ondulação se deve manter e será este o maior perigo.

Na saída das 00h o GFS retirou muita precipitação para o Domingo, sendo esta mais intensa nitidamente a Norte. A depressão subiu bastante na sua latitude.
Já nem nos afectam pressões atmosféricas inferiores a 1000 hPa :shocking:. Grande mudança!

rtavn1201cx3.png

rtavn1141tx2.png

Enquanto escrevia este post, actualizaram a saída das 06h e pouco variou em termos de precipitação por isso, resumindo, retirada de frio e de instabilidade de uma forma geral. Apenas a ondulação se deve manter e será este o maior perigo.

Para mim o GFS ficou com as calças na mão, levou 10 dias a insistir e depois a menos de 72h retira tudo, até o vento meus amigos. O GFS vê tanto como um míope de 10 diopetrias:disgust:

Bem Kim,

Pelo Meteogramas o Porto ainda apanha com 985mb e isto vai alterar com a run das 12 de hoje, pode retardar aquela pressão vas que ela vai-nos afectar isso vai....e sempre mencionei o factor vento e ondulação neste período que se avizinha, a precipitação irá alterar, mas não vai retirar muita;)

http://85.214.49.20/wz/pics/MS_Porto_avn.png

Bem Kim,

Pelo Meteogramas o Porto ainda apanha com 985mb e isto vai alterar com a run das 12 de hoje, pode retardar aquela pressão vas que ela vai-nos afectar isso vai....e sempre mencionei o factor vento e ondulação neste período que se avizinha, a precipitação irá alterar, mas não vai retirar muita;)

http://85.214.49.20/wz/pics/MS_Porto_avn.png

Mas só já temos 30knts, nada de 40, 45 ou mesmo 50 como mostrava á 3 runs atras

Mas só já temos 30knts, nada de 40, 45 ou mesmo 50 como mostrava á 3 runs atras

Ainda bem que assim é, mas penso que na saída das 12 vai colocar mais um bocadito...sabem que o GFS estava a mostrar uma coisas rara, assim como o ECM.... mas mais raro ainda é saber não confiar nos modelos;) :D
e eu mantenho a minha de que o vento e a ondulação vão ser fortes e que depois vem uma mudança de padrão a partir dia 28 e uma consolidação do frio...

Ainda bem que assim é, mas penso que na saída das 12 vai colocar mais um bocadito...sabem que o GFS estava a mostrar uma coisas rara, assim como o ECM.... mas mais raro ainda é saber não confiar nos modelos;) :D
e eu mantenho a minha de que o vento e a ondulação vão ser fortes e que depois vem uma mudança de padrão a partir dia 28 e uma consolidação do frio...

Quanto ao frio estou 100% de acordo :cold: :cold: :cold: :cold: :cold: