Previsões segundo os Modelos - Outubro 2006

• Thread starter Thread starter LUPER
  • Data de início Data de início
Estamos a caminho do inverno ou do verão? :shocking:

rtavn1562yq7.png

A borrasca que vai pra sul arrasta essas malditas isos pra cima da PI. Sinceramente não acredito nessa saída nem um pouco ;)

O SNBPC já emitiu o Alerta

O Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC) decretou o alerta amarelo entre as 08h00 de hoje e as 21h00 de segunda-feira, devido à previsão do agravamento das condições meteorológicas em Portugal continental.

Em comunicado, o SNBC refere que será reforçada «a vigilância de toda a situação, ao nível distrital e local, em estreita colaboração com o Instituto de Meteorologia e o Instituto da Água, bem como o aviso de toda a estrutura operacional, agentes de protecção civil e serviços municipais de protecção civil».

Segundo o SNBPC, a decisão resulta da «situação meteorológica que tem a fectado o território de Portugal continental nos últimos dias, com precipitação forte acompanhada de trovoadas e ventos também fortes» e do «previsível agravamento das condições meteorológicas para as próximas 48 horas».

Baixo Alentejo e Algarve

O Instituto de Meteorologia prevê um agravamento do estado do tempo, com chuva forte, para o final do dia de hoje e a madrugada de domingo nas regiões do Baixo Alentejo e Algarve.

Já para domingo, com a aproximação e passagem de uma superfície frontal fria, o Instituto prevê que a chuva forte chegue a todo o território nacional, iniciando-se nas regiões do Norte e progredindo para Sul, de noroeste para sueste.

Litoral: cuidados a ter

O Instituto de Meteorologia prevê ainda vento forte, com rajadas na ordem dos 100 quilómetros por hora, no litoral e terras altas, e condições favoráveis à ocorrência de trovoadas em todo o território.

Devido a esta previsão, o SNBPC recomenda à população «a tomada das necessárias medidas de precaução», chamando a atenção para a necessidade de «estar atenta aos avisos e recomendações das autoridades competentes».

O SNBPC recomenda a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais, a limpeza dos bueiros, algerozes e caleiras dos telhados das habitações, o fecho de portas e janelas e a arrumação de equipamento solto, caixotes de lixo ou outros objectos, em virtude do vento forte.

Recomenda igualmente a «redução da velocidade de condução de veículos tendo especial cuidados com os congestionamentos de trânsito e a possível formação de lençóis de água nas vias ou a redução da visibilidade, que poderão aumentar o perigo de acidentes rodoviário».

O SNBPC recomenda ainda «a não utilização de veículos em zonas inundadas, precavendo o seu arrastamento para buracos no pavimento ou caixas de esgoto a bertas», e chama a atenção para a possibilidade de os ventos mais fortes poderem afectar estruturas montadas, como andaimes, tendas, toldos telhados, e provocar a queda de árvores.

Boas noites, meus senhores, poix por aqui esta uma noite primaveril, pois so uma bela brisa passa e o ceu com estrelas!!

Bem estes factores, estao a deixar-me ansioso pelos conjuntos de bichos a caminho!!

Está-me a parecer uma noite estilo ao filme "Tornado"...poix o sossego enganador de uma verdadeira Storm á porta!!

Aguardo ansioso pelas super-celulas que vem a caminho, e se for, peço umas severas!!pelo menos no que toca a trovoada!!:rain: :thumbsup:

Isto vai dar estragos!! muitos mesmo!! é uma borrasca classica!! eheheh

]ToRnAdO[;13648 disse:
Boas noites, meus senhores, poix por aqui esta uma noite primaveril, pois so uma bela brisa passa e o ceu com estrelas!!

Bem estes factores, estao a deixar-me ansioso pelos conjuntos de bichos a caminho!!

Está-me a parecer uma noite estilo ao filme "Tornado"...poix o sossego enganador de uma verdadeira Storm á porta!!

Aguardo ansioso pelas super-celulas que vem a caminho, e se for, peço umas severas!!pelo menos no que toca a trovoada!!:rain: :thumbsup:

Isto vai dar estragos!! muitos mesmo!! é uma borrasca classica!! eheheh

Bem da última vez que pediste um evento severo, se bem me lembro à alguns dias, foi um tornado, e olha que não falhaste muito... ou melhor não falhaste nada! Depois diz-nos se a trovoada estava no ponto!!

bem isso pareçe um filme numa sala perto de si :lmao: :D :D sinceramente gostava imenso que isso passasse do papel pra realidade mas como sabemos os modelos andam marados :shocking: pode ser que nao......

A insistência anda no ar. Portanto não me admiro nada de termos neve a cotas médias muito em breve.;)

A insistência anda no ar. Portanto não me admiro nada de termos neve a cotas médias muito em breve.;)

esperemos bem que sim luper pois já ando a sentir falta de tirar umas fotos ao branco:lol:
por agora posto estas pois isto está mesmo de chuva :D ainda tenho de ir encher o barco :lmao: :lmao: :lmao: :lmao:

Pessoal vi no site do climatempo que preveem temperaturas de 26º para Lisboa para o próximo fim de semana, e tambem vi as cartas de prgnóstico que nessa altura vai estar um anticiclone centrado na P.ibérica trazendo ventos quentes de Àfrica.Qual a vossa opinião?:( :( :(

Pessoal vi no site do climatempo que preveem temperaturas de 26º para Lisboa para o próximo fim de semana, e tambem vi as cartas de prgnóstico que nessa altura vai estar um anticiclone centrado na P.ibérica trazendo ventos quentes de Àfrica.Qual a vossa opinião?:( :( :(

serão apenas 2 dias, nada de especial. A seguir virá uma entrada fria, mas pessoalmente penso que o proximo fds não vai ser como os modelos o pintam :lol:

Apenas uma resposta para te dar: LEVANTE

Que traz ventos quentes de sul e de leste, embora os ventos nao venham directamente de Africa!!

Esses ventos cheiram a Mediterraneo!!

Por falar em tempestade--->Onde anda ela?

Quase que estive para ir para a praia hoje!! de belo sol e temperatura!!

Mas parece que isso vai acabar poix ja vejo a frente que vai debitar uns 50mm amanha aqui nesta regiao!! Tras um vento moderado mas nada de especial!! Trovoadas nem ve-las--->como poderia eu?? Estava Sol de dia e estrelas de noite!:surprise: é incrivel ne??

Para que tanto alarido no Algarve?? Hoje é que era o dia Perfeito para o IM lançar alarido por esta zona, poix tenho a consciencia que vai ser grave!!
50MM com vento forte, trovoada e algum TORNADO que surja...vamos ver!!

Essa iso -30 é um prefeito disparate...morriamos todos!!:thumbsup:

]ToRnAdO[;13752 disse:
Apenas uma resposta para te dar: LEVANTE

Que traz ventos quentes de sul e de leste, embora os ventos nao venham directamente de Africa!!

Esses ventos cheiram a Mediterraneo!!

Por falar em tempestade--->Onde anda ela?

Quase que estive para ir para a praia hoje!! de belo sol e temperatura!!

Mas parece que isso vai acabar poix ja vejo a frente que vai debitar uns 50mm amanha aqui nesta regiao!! Tras um vento moderado mas nada de especial!! Trovoadas nem ve-las--->como poderia eu?? Estava Sol de dia e estrelas de noite!:surprise: é incrivel ne??

Para que tanto alarido no Algarve?? Hoje é que era o dia Perfeito para o IM lançar alarido por esta zona, poix tenho a consciencia que vai ser grave!!
50MM com vento forte, trovoada e algum TORNADO que surja...vamos ver!!

Essa iso -30 é um prefeito disparate...morriamos todos!!:thumbsup:

Disparate? Prepara-te é para a -35 :w00t: :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: , olha que o Inverno vai ser muito frio e húmido. :p

Mas aquilo era -30ºC a 500hPa que é a muitos metros do solo, se fosse a 850hPa emigrava já para o Brasil (ou para VRSA :lol:)

Estou mais preocupado com a entrada cálida do próximo fim de semana, estava á espera de não voltar a subir para a casa dos 20ºC até a próxima primavera :sad: