Queda de meteorito na Rússia - 15 Fevereiro 2013

Trajectória do meteorito captada pelo Eumetsat (de sudoeste para nordeste):

http://www.eumetsat.int/Home/index.htm

The meteor which exploded over the Urals of central Russia was seen by Meteosat-9, at the edge of the satellite view (see IR3.9 image, which shows the thermal impact of the meteor). Hundreds of people were reportedly injured as the meteor's massive sonic boom caused widespread damage. Download (AVI, 3 MB). Larger version Meteosat-9 HRV - 15/02/13 03:15 UTC Image Library

Satellite_Sees_Russian_Meteor_Explosion-44ed3953d5dc35277ba707bfd796d5b0
Satellite_Sees_Russian_Meteor_Explosion-22bb816a0fe8c858f7e0beff57dd5e96
 
Aparentemente trata-se de um meteorito Siderito, digo isto pela magnitude da explosão sónica, resistência a ablação (entrada a 30Km/s) e pela dispersão dos fragmentos.
Não creio que exista relação com o DA14, mais de 12h de diferença é muito para ser um fragmento do mesmo, a partir das 19h e que poderão ser eventuais fragmentos.
Estou muito curioso para saber qual a classificação do mesmo, caso seja um siderito IIAB, poderá existir uma relação com a queda de 12 de Fevereiro de 1947, em Sikhote-Alin.
 
"Sonic boom" do meteorito:


[ame="http://youtu.be/nuf5xMl2iKw"]http://youtu.be/nuf5xMl2iKw[/ame]
 
Meus caros,

apesar de doente acompanhei os foruns e listas internacionais.

A trajetória deste meteoro não é concordante com a do asteróide. Até pode vir do mesmo quadrante mas não parece nada relacionado.

Concordo com um colega que crê que estes fenómenos são mais frequentes do que se pensa. Só que hoje foi numa cidade russa cheia de cctv.

É errónea a hipotese de que seja um meteoróide a orbitar o asteróide, pois este tem 45 metros e tem sido alvo de intensa observação.

na hora em ocorreu o impacto o asteróide estava ainda no hemisfério sul, como é que ele era visivel da Rússia? só se fosse através do chão!

o meteorito de hoje era só um. Ninguém levou com meteoritos... os feridos foram por causa dos estilhaços e materiais projetados.

a cratera feita teve 6 metros, havendo infos de existirem 2 crateras menores (informação por confirmar), cuidado com os videos falsos a circular na net.

abc
 
Última edição:
Posso estar enganado, pelo que li e vi, o dito asteróide não acertou em nenhuma povoação. Não resultaram mortos! Os feridos de que se fala, sofreram algumas mazelas resultantes apenas da onda de impacto. Como sabem, é muita energia, o meteorito até se estilhaçou pelo trajecto, e das explosões resultantes e impacto do que sobrou no solo, foi energia suficiente para quebrar vidros num raio de dezenas de quilometros. Daí os feridos, não do impacto direto, mas sim da onda de energia libertada!
 
Uma pek pergunta, nao conseguiram prever este pk :huh:

Porque é bastante pequeno!
Ainda é cedo para avançar com números mas as autuais estimativas indicam que o meteorito da russio era 27x MENOR que o asteroide. e o asteróide nem sequer é dos grandes.

mas é uma pergunta interessante. Objetos destes deviam ser detetados e monitorizados. Sairia muito mais barato de que uma dessas fraudes bancárias... que raio de espécie nos estamos a tornar?
 
Vídeo interessante onde se vê que não pode haver qualquer relação entre os asteroides:

 
Editado por um moderador: