Saídas de modelos incomuns ou de sonho

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Se até no sul dos EUA neva, quem diz que em Lix não vai:D.
Por mim um dia de intensa queda de neve com 3 cm ou 5 de neve e no outro céu limpo mas um dia muito friiio:sad:.

Estou com esperança para este ano:rolleyes:

Apesar de não parecer, isto é uma saída de sonho. Se a modelação fosse 48 horas mais longe...

ECM1-240_tti8.GIF

Sim David essa era mesmo de sonho, os dois AA a unir mesmo na posição perfeita, para injectar ar quase da Sibéria, e a bloquear completamente ar Atlântico, e a cut-off aí..
Como dizes, se fosse continuada mais 48h, estava provavelmente o cenário de neve em todo o lado, até nas Berlengas!
:p

Mas além de ser no prazo do imaginário.. Mesmo que perto de real, cheirava-me a acabar em nevão em Espanha ou Itália..

O GEFS tem ali umas perturbações engraçadas, nesse caso destaco esta aqui:

Era tão bom que isto fosse verdade:calor:

Realmente esta RUN6z do GFS está perfeita não mexia mais até dia 30 :lmao::lmao:
Estive a verificar o modelo GFS do Meteopt e indica uma temperatura "gelada" de -2.0 aqui para o Cartaxo no dia 23:eek: isso era inédito para mim, já que o mínimo que registei aqui foi -1.1ºC:cold:
Vamos rezar para que tudo corra bem e que se concretize:calor:

Não sei se é o melhor tópico para postar a minha opinião:

Analisando um qualquer modelo, a partir de que horas poderemos considerar reino da fantasia ou de sonho?

De forma empirica mas no campo da estatística, atribuo um erro de 2% a cada dia que passa, de forma que analisando os modelos a partir do dia 0 (hoje) temos que:
Dia 0: erro = 2%
Dia 1: erro = 2x2%=4%
Dia 2: erro = 2^3%=8%
Dia 3: erro = 2^4%=16%
Dia 4: erro = 2^5%=32%
Dia 5: erro = 2^6%=64%

ou seja, a partir do dia +5 entramos no reino do apenas provável.

Mas agora analisando de outra forma mais analitica dos dados que os modelos nos mostram e em especial das cartas com isobaras, considero dia X (aquele em que se entra no tal reino) quando apareça algo de completamente disparatado e incomum, e o exemplo que me surge logo é o seguinte:
1. situação de pântano isobarico pela maioria da europa.
2. uma quebra de ligação entre uma carta e a seguinte, que pode traduzir-se em algo que apareça com pujança mas do nada (tendo em conta a carta anterior)

Este é o ponto, o dia X, a partir do qual tudo o que vem à frente só pode ser desvario. É como se uma tendência se esgotasse e depois fazem copy/paste numa outra tendência a partir daí!

A Run de controle do GFS na sua saída das 12h de hoje:

gens01162.png

gens00162.png

gens02162.png

Vinha direitinha a nós e depois, como por encomenda, deslocava-se para Norte mesmo encima do nosso território continental! :D

TEríamos uma -4 a cobrir todo o teritório nacional. E até uma iso -6 estaria bem por cima de todo o interior, desde a Beira Baixa, passando pelo Alentejo, Algarve, chegando quase às portas de Lisboa! A -8 estaria mesmo ali ao lado do baixo Alentejo e Algarve!

gens00138.png

O ECM contínua a insistir em muito frio a 850hPa:

ecm0168.gif

ecm0192.gif

Tudo isto já se passa no primeiro painel e a 162h. ;)