Saídas de modelos incomuns ou de sonho

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
gfs2384.png

Bem... se eu não soubesse que a qualidade dessa imagem é o que é...

Desculpem-se os menos cépticos, mas eu contínuo a achar as cotas dos 600 m improváveis no Alto Alentejo. Aos 800m (praticamente 900m) não digo que não. Mas ainda assim muito efémeras... Depois veremos (isto se alguém se dispuser a andar numa noite destas a caminho da São Mamede :D ).

E estou a escrever aqui nas saídas incomuns ou de sonho, apenas por esta imagem do weatheronline:

101225062406.gif

:rolleyes::hehe:

Quem puder postar imagens, que me faça o favor de pôr o ensemble 16 da run das 18z do GFS. É para já a mais louca do inverno, com a -18 na PI.

Olha que não sei se o membro 15 da run das 18h não acaba por o ser ainda mais... Uma vez que mete a ISO -8 a cobrir todo o território nacional e a -10 logo ali pertinho da Beira Interior :hehe:.

gens150360.png

Isto para nem falar na -31 ou -32 que estaria aos 500hPa... Claro seria uma entrada seca! Mas com uma bolsa de ar tão frio a instabilidade estaria garantida e tudo poderia acontecer! ;)

É o que se chama uma saída para desanuviar, porque isto está com perspectivas muito fracas quanto a frio nesta primeira quinzena de Janeiro. :(

Esperemos bem que estes "outliers" ainda que não verdadeiros queiram dizer alguma coisa, ainda que apenas para mais tarde, final de Janeiro ou início de Fevereiro. Que o panorama está muito negro para o mês "rei" de eventos de frio, tanto no GFS como no ECMWF, tal a posição chata das altas pressões, que nada mais senão fluxos mornos fornece.. É normal a alternância deste tipo de padrões, é muito chato é quando calham exactamente em Janeiro, um autêntico desperdício.
E a brincar a brincar, aquele tipo de "previsão empírica" que discutimos aqui um pouco, quando apareceram aqueles eventos muito frios extremamente cedo no Outono (logo em meados de Novembro), que seriam bons em Janeiro, blabla, e que por um lado poderia ser mau, pois dificilmente se aguentaria tal padrão até ao pico do Inverno, e que se calhar quando este chegasse iamos estar nisto.. Até não estão muito errados..
Esperemos que ainda reverta em "tempo útil"..
:(

Perturbações são sempre engraçadas... Mas... E saídas operacionais?

Ora cá vai um devaneio absolutamente épico!

gfs-sin-336.png

gfs-850-336.png

gfs-prec-336.png

Neve a cota 0 em todo o país... :p

:eek::eek::surprise:

Viento de SW desde el Atlántico...B Atlántica...-30 a 500 y 0/-2 a 850hpa...Esto es un sueño.

AMEN

diosw.png

dios850.png

:eek::eek::surprise:

Viento de SW desde el Atlántico...B Atlántica...-30 a 500 y 0/-2 a 850hpa...Esto es un sueño.

AMEN

Aqui para nós (Sul de Portugal), isso não seria nada mais que chuva e frio, teremos de ter mais frio em altitude, o ideal é -35 a 500hPa e -5 a 850hPa e o vento de leste é também um factor muito importante ;)

Com essas variáveis a cota andará pelos 800 a 900 m, claro isto em grosso modo, pois há mais factores que entram na equação cota de neve!

Aqui para nós (Sul de Portugal), isso não seria nada mais que chuva e frio, teremos de ter mais frio em altitude, o ideal é -35 a 500hPa e -5 a 850hPa e o vento de leste é também um facto muito importante ;)

Com essas variáveis a cota andará pelos 800 a 900 m, claro isto em grosso modo, pois há mais factores que entram na equação cota de neve!

:thumbsup: sí amigo -35 y -5....ummm muy bueno eso y vientos del Este......ummmm sería mucho mejor claro...hablaríamos de nevadas en toda Iberia