Tem vindo a mostrar quer o ECM, quer o GFS em algumas saídas, precipitação intensa entre os dias 5/6 Janeiro, mas no geral, vão mostrando algo para andar de canoa. Por exemplo, o GFS coloca 53.9 mm em 6 horas e 36 mm em 3 horas, já dava para utilizar o submarino aqui no túnel.
O primeiro dia de 2021 presenteia-nos com uns membros marotos no ensemble do GFS, e com uma pequena, mas impossível de desprezar, probabilidade de 12% de neve na região de Lisboa no Dia de Reis.
(e no Alentejo! E até no Algarve!) (vem para este tópico porque, mesmo a 114h, ainda não passa de um sonho!)
O GFS paralelo na saída das 12z previa um bom evento de neve no Alto Alentejo dia 7
Na saída das 18z já não mostra nada, mas fica o registo.
ECM também de sonho para o Alto Alentejo e Beira Baixa. Alguma neve também poderia cair no restante interior norte e centro, mas a quantidade não seria muita porque a precipitação mais intensa passa mais a Sul.
A única coisa certa neste momento é que os nosso vizinhos espanhóis vão ter um nevão descomunal. Quanto a nós, mais uma vez estamos com azar porque não há interação da depressão com o ar frio e por isso a precipitação passa toda a sul (norte de Marrocos, Golfo de Cádiz) e depois só começa a progredir para Norte já ao nível de Espanha, daí a grande quantidade de neve prevista para lá em várias zonas na próxima semana.
Estes mapas aqui postados só mostram o que poderia acontecer se a precipitação viesse direitinha a nós.