Saídas de modelos incomuns ou de sonho

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
E essas temperaturas são boas ou más para aquela pressão?

Não há temperaturas nem boas nem más pra pressão, isso é indiferente. As temperaturas rondariam os 40ºC segundo as cartas postadas.

eram boas paar ver se o tempo ganha alguma animação :D

Na minha opinião, a animação não se ganha com cenários destes... Não gosto de calor, mas mesmo que gostasse não me animaria com canículas sufocantes. Acho que aquilo que nos (a nós, amantes da meteorologia) deve animar é o estado do tempo que tantas vezes se classifica de "monótono". E interpretar esses estados e tentar prever o que aí vem, mesmo que seja mais do mesmo!!! Isso sim, dá-me ânimo!!! É a ciência e a tecnologia ao serviço da sociedade... e isso não é só interessante quando há situações extremas. Aliás, atrevo-me a dizer que os técnicos da meteorologia e da protecção civil (e o pessoal da saúde, e das barragens, e os bombeiros... todos os que zelam para que o nosso dia-a-dia seja como é) animam-se muito mais com o tempo "monótono" do que com o tempo severo.
Esta é a minha opinião. Obviamente que não disponho de autoridade moral para não aceitar opiniões diferentes, por isso peço a quem ler este post que interprete estas palavras apenas como opinião pessoal e não como qualquer critica feroz a portadores de opinião distinta.

mas eu o que gosto mesmo são extremos!
Calor insuportável, frio insuportável, trovoadas, chuvas fortes , etc.
podem chamar-me louco se quiserem , mas sou assim.:D

que piada tem a meteorologia sem extremos:huh:

Esta conversa está a andar em círculos e daí não vai sair.

Temos que ver aqui duas sensibilidades... E parto aqui no fundo em "defesa" dos dois lados:

1 - É comum o gosto pelos extremos. Não podemos condenar alguém que goste de meteorologia por gostar de extremos. E aqui entramos em várias categorias: uns gostam de frio extremo, outros de calor, outros de eventos severos, etc... Sob o ponto de vista científico estas questões são alvo de estudo e exercem, obviamente, sobre o ser humano um certo fascínio. É normal portanto.

2 - É no entanto de compreender o reverso da medalha: Vamos a um simples exemplo. A Onda de Calor de 2003 matou, em apenas 2 semanas, em Portugal 1953 pessoas (Fonte: IM e DGS). Obviamente que fenómenos extremos têm por vezes consequências trágicas! E ninguém deseja de certeza uma morte! Quanto mais 2000!

Assim sendo o que sempre procurámos nesta casa não é o refrear ou condicionar ânimos e paixões de ninguém. Apenas se pede que em situações que envolvam vidas humanas tentemos fazer o que, regra geral e felizmente, tem acontecido nesta casa. Previsão dos eventos, informação durante os eventos, resumo dos eventos. A única coisa que se pede é que haja moderação e respeito por todos, incluindo o respeito máximo pelas pessoas que são directa ou indirectamente afectadas pelos fenómenos meteorológicos ditos adversos.

Mais uma saída algo extrema do GFS:

gfs1372.png

Felizmente a muitas horas de distância...e com credibilidade próxima do 0...

Oxalá esta "frescura" que estamos a passar agora não se transforme num "inferno" mais para a frente...aguardemos...

calor no Verão sim, mas q.b...

O mapa indica calor, e muito sinceramente não sei porque estão preocupados, eu fico preocupado é com 25ºC em Serpa no mes de Julho, não com 40 ou 45ºC
eu estou habituado a 40ºC no Alentejo não a 25ºC e 30ºC.

O mapa indica calor, e muito sinceramente não sei porque estão preocupados, eu fico preocupado é com 25ºC em Serpa no mes de Julho, não com 40 ou 45ºC
eu estou habituado a 40ºC no Alentejo não a 25ºC e 30ºC.

Ainda não entendeste que com este calor vai haver mortes de idosos, inúmeros incendios, entre outras coisas graves ?!

:confused: