Saídas de modelos incomuns ou de sonho

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
quantas pessoas não morrem todos os dias, devido a outras coisas?
e no Alentejo garanto-te que todas as pessoas estão habituadas a 45ºC.

os ribatejanos também estão habituados, quem pode estar menos habituado são os do litoral.
mas tmb estas previsões não se devem concretizar.
ainda ontem o gfs previa cerca de 35ºC na próxima semana em serpa e agora prevê 27ºC.

Eu detesto calor, as canículas, mas a mim não me preocupam muito eventos isolados de calor, acho que acabam por ser coisas naturais no nosso clima. A mim preocupa-me apenas eventos muito prolongados de calor, que duram várias semanas, mesmo sem serem extremas, essas é que moem e fazem estragos.
Mas para já e relativamente a isso, acho que não temos grandes razões de queixa do Verão, está a ser bem comportado. Tenho ideia que no ano passado nesta altura o GFS inventava coisas como 47 ou 48ºc nalguns locais do Alentejo que depois nunca se verificaram, e esse tipo de "devaneios" ainda não ocorreram este ano, portanto, acho que não vale a pena stressar com o assunto;)

Quanto aos gostos e preferências de cada um, evitem esse tipo de mensagens, nada contribuem para a discussão, e o mais provável é que comecemos a apaga-las.

os ribatejanos também estão habituados, quem pode estar menos habituado são os do litoral.
mas tmb estas previsões não se devem concretizar.
ainda ontem o gfs previa cerca de 35ºC na próxima semana em serpa e agora prevê 27ºC.

Tudo bem, mas isto não tem nexo nenhum ;):

quantas pessoas não morrem todos os dias, devido a outras coisas?

Já foi dito, vamos evitar entrar nestas conversas que não levam a lado nenhum.

O Snifa colocou uma previsão do GFS a 372h... Isolada, sem credibilidade obviamente, mas que está colocada no tópico exacto para estas previsões de longo prazo.

Se e só SE fosse esse o cenário com uma iso 28 a 850hPa colocada dentro do território, sim... Teríamos 40ºC em muitos locais e possivelmente mais que isso no Interior.

Embora "incomum" no sentido do tópico esta sinóptica modelada a longo prazo é normal, como disse o Vince, nesta altura do ano. Os modelos e muito especilamente o GFS fazem este tipo de modelação nos meses mais quentes, tendendo a atenuar as situações do médio ao curto prazo. Devaneios normais e habituais...

Desculpem o off-topic mas nao posso deixar de manifestar o meu desagrado para com o meteoalentejo! Uma coisa é gostar de fenómenos extremos que eu tb gosto outra coisa é desejar que eles venham! Isso já uma doença desculpa lá!

Se queres assim tanto calor vai para o deserto em África! É verdade que este tempo ameno ja irrita e que espero que subam as temperaturas mas há limites!

-.-'

talvez seja uma doença, mas sou assim:D
são os extremos que alimentam a minha vida !

E são os extremos que desgraçam a vida de muitos outros. Não pense só em sí ;)

Alguém me pode explicar o significado do mapa?
Vejo-vos muito preocupados.

O mapa que vês é de um dos melhores modelos a prever a meteorologia para o mundo, GFS, e é apenas uma previsão a muitas horas e que apenas indica uma tendência mas nada certo, esse mapa indica a temperatura a 850Pha sensivelmente a 1400 metros e com isos como apresentava como a iso 28 no centro do país certamente a temperatura subiria acima dos 40ºC em grande parte do territorio e ate perto dos 50 em alguns citios, como zonas do Alentejo, agora neste momento o modelo ja modela diferente e bem mais fresco,

é esperar pa ver e indo seguindo mas a mim parece-me que este verão poderá ser mais fresco que os últimos, talvez sim talvez não mas as temperaturas estao normais e ate um pouco abaixo durante a noite, vamos seguindo porque é ésta a magia da meteorologia ;)
Gostava que alguem disse-se algo se estiver a falar erradamente

Desde os trópicos, até ao UK, rasando os Açores, já há algumas saídas consecutivas andam a modelar algo do género:

gfs-0-264_uns6.png

gfs-0-324_ghd1.png

gfs-0-360_clm4.png