Olha, que o Verão climatológico, acaba hoje o 2º mês e só falta Agosto, logo o Verão vai mais do que a meio.
Se as previsões valessem um pouco mais de zero a nível de fiabilidade nem existiam. A nível de fiabilidade as previsões sazonais, no Algarve, para o Inverno valem 80% ou até mesmo 100%, nunca vi acontecer o contrário, quando as previsões sazonais indicam um Inverno seco para aqui nunca vi acontecer o oposto. Aliás, o Verão está dentro das previsões sazonais que previam um Verão quente ou será que o Verão tem sido frio.
Outono seco é capaz de acontecer, aliás todas as previsões sazonais indicam esse cenário, mas como é uma estação de transição, os modelos têm alguma dificuldade em acertarem mas diria que entre 50 a 60% das vezes os modelos acertam, mas, basta existir uma cut-off que baralha logo as contas. Já, nas estações (Verão e Inverno), as previsões sazonais acertam mais e diria que a fiabilidade das mesmas andam à volta dos 70 a 80%.
Aliás, no último Inverno, em que os modelos de previsão sazonal previam um Inverno chuvoso no Norte e Centro e um Inverno seco no sul, não foi isso que aconteceu? Ou será que estou enganado.
As previsões sazonais não nos permitem a nós nem a ninguém concluir seja o que for.Pode-se baseando nas sazonais por a "carroça á frente dos bois",mas a verdade é que ninguém poderá inferir em finais de Julho como será o Outono. Ou melhor poder, podermos eu coloco 2 hipóteses ou será + ou - chuvoso ou será + ou - seco.
Depois Existe muito "wish for thinking" nisto tudo, então para a Senhora Seca ainda mais, pois a Senhora Seca ficou com a Senhora Primavera engasgada, contra todas as previsões a senhora seca fiou-se na Virgem já estava protinha para entrar em cena a Sul do Tejo e num golpe de mestre, a Senhora Primavera trocou literalmente as voltas da senhora seca, e condenou a senhora seca a ficar na retranca durante periodo indeterminado á espera de um nova oportunidade que só pode aparecer caso o Outono e o Inverno sejam para o secos.
Os modelos não conseguem determinar que tipo de padrão iremos ter daqui a 8 dias, quanto mais numa estação inteira ou inicio da estação.
A verdade,verdadinha é que neste momento não há situações de seca acima da seca moderada em Portugal, a situação está mais que controlada e no ponto de vista anual, neste 1º semestre as contas estão mais que equilibradas, alguns meses mais secos, outros bem mais chuvosos, outros com anomalias negativas outras positivas, o balanço que podermos avançar.
No Algarve o clima é muito espectável até diria um pouco monotono, muito fácil dizer que vai chover pouco e as temperaturas vão estar dentro da média.
Mas no restante território basta uma circulação zonal para tudo mudar.
Se me perguntam a mim e como é que analiso á minha maneira o estado do tempo para PT, para mim existem dois padrões que afectam 70% do território nacional, padrão anticiclonico predominante durante períodos mais ou menos prolongados de tempo, ou padrões de circulação zonal mais ou menos prolongados de tempo, uma coisa para além das preferências, já percebi, nem o AA ou a dorsal estarão cá sempre, nem as circulações atlânticas também, o nosso clima funciona numa alternância democrática entre estes dois padrões, dizer que um padrão se instalará sempre é a mesma coisa que achar que o PS ou o PSD ,governarão sempre.
Falando neste ano, ao contrário do que possa parecer, estou satisfeito, por o AA estar tão estável agora, pois é agora que ele deve estar, pois já sei e digo-vos esta previsão é 100% segura, que ele não ficará cá sempre. A minha duvida é só se o padrão muda em Setembro, Outubro, ou quiçá Novembro, mas que irá mudar lá isso vai, logo espero ao contrário dos modelos um Outono animado, talvez no inicio poderá começar seco, mas a animação virá ai. Agora é desfrutar o Verão, pois está tudo mais ou menos tranquilo sem grandes noticias ou grandes dramas, sem grandes secas, sem grandes incêndios, tudo muito normalizado. A senhora seca? essa tem de rezar aos santinhos para que se conjuguem dois factores essenciais que o Outono e o Inverno sejam secos,caso contrário ficará na gaveta mais uns tempos, considerando que o AA está ai, talvez para a senhora Seca fosse melhor que o AA tivesse desestabilizado em pleno Verão.