Saídas de modelos incomuns ou de sonho

  • Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Por acaso não concordo no que respeita ao mais relevante da reportagem, mas não vou comentar aqui para não fugir ao tema do tópico.
O meu comentário refere-se á saída incomum e a actualização do ECM, acrescentando uma reportagem sobre este mesmo futuro evento, na comunicação social.
Para todos os efeitos e voltando ao tema do tópico, o calor exagerado que tem sido previsto, noticiado para a próxima semana, parece que ainda está uma situação não muito definida. O calor virá isso é seguro, esperemos é pelos pormenores, intensidade 40º no Litoral centro? 38º no Porto? como era previsto ontem a roçar o record para essa estação? e durabilidade, um evento prolongado, ou mais curto? Vamos acompanhando.

A malta está a sofrer antecipadamente. Faltam muitos dias. Ainda por cima o GFS, dependendo da variável em questão, está no 4º lugar. Para outras perspetivas pode-se sempre consultar o UkMet (2º melhor modelo) aqui. Quem sabe? Os 38º de Faro podem até concretizar-se. A saída das 12z ainda não está completamente disponível. Alterações serão inevitáveis.
 
Bom, esta carta de pesadelo nem merece comentários...

168-582SP.GIF



Mas o pior é que são vários dias consecutivos a ameaçar parecido.
Claro que isto será exagero do GFS, quase impossível ocorrer algo assim. Mas ainda assim, além do calor intenso garantido nos primeiros dias do evento, começam os principais modelos a ameaçar prolongar e piorar ainda mais o evento, com ameaças de uma cut-off a SW a injectar Lestada muitos dias seguidos. O tal "ingrediente" que faltava para tornar iso's tão elevadas num pesadelo, "a la 2003"...

Oxalá as próximas saídas voltem atrás como até há 1/2 dias, em que o episódio era curto, e a meio da semana já o calor intenso tinha sido maioritariamente varrido.

Mas vamos ver, sem dúvida parece-me a situação com potencial para ser mais "infernal" que me lembro de ver nos últimos anos.
 
Última edição:
@Azorean Storm Buster @lserpa

As duas situações, a próxima e a chuvada a meio do mês, são estranhamente semelhantes (ver imagens relativas à humidade). Como a posição do anticiclone é mais ou menos a mesma provavelmente ocorreria novamente a chegada de mais poeirada. Claro que há diferenças, algumas pequenas outras maiores. A mais relevante de todas, que contribui para isto, ...

TdbyDeb.gif


... é mesmo a humidade relativa, largamente superior no segundo cenário:

NZ5qn36l.png


URbWWcql.png


Seria um cenário apocalítico. E a esta distância acrescento que é 'irrealista'. Há bem pouco tempo eram os delírios com os furacões. Agora é isto :D

DNZzf3Ol.png
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: lserpa e TiagoLC
Tanto Cape e nem uma pinga, esse GFS delira pouco delira... :huhlmao: À 1ª vista, até parecia ser uma carta em Agosto de 2007, ou de Setembro ou de Outubro depois vai a ver-se e falta o principal, a chuva. :D