StormRic
Furacão
Sinceramente o Minho não é o problema quanto à seca neste momento.
No Minho não é a seca que preocupa os agricultores de imediato, mas a possibilidade de esta chuva causar doenças nas vinhas.
Sinceramente o Minho não é o problema quanto à seca neste momento.
Sim eu sei disso mas é evidenciado na reportagem que esta chuva não resolveu nada como é óbvio. A minha intervenção vem no sentido que dificilmente esta seca se prolongará nos próximos meses pelo Minho.No Minho não é a seca que preocupa os agricultores de imediato, mas a possibilidade de esta chuva causar doenças nas vinhas.
Esse mapa é estranho, como é que Alcoutim que tem chovido pouco tem uma percentagem de água do solo como na Serra de Monchique. O meu concelho, até choveu razoavelmente, cerca de 23 mm e isso nem mexeu na escala, parece ser uma zona sombra.Evolução do estado do solo na última semana, até às 00h de ontem 21 (não contabiliza, portanto, a chuva caída ontem).
Na primeira carta, o estado reflete a chuva dos três primeiros dias do evento ex-Danielle.
A partir daí, o Nordeste e o Sul, incluindo o vale do Tejo, têm perdido água no solo a um ritmo muito acelerado. Refira-se que esta estimativa diz respeito ao solo até à profundidade média de 100 cm. Esta perda de água não significa que a água recebida se tenha evaporado toda, absorvido pelas plantas ou escorrido. Pode ter penetrado mais profundamente indo encher aquíferos subterrâneos ficando disponível ainda em poços, fontes ou albufeiras. Esta estimativa mostra assim a água utilizável directamente pelas plantas e não a reserva total a todas as profundidades.
Não sei que dados são utilizados para calcular os valores desse mapa, mas pelo menos aqui no Alto Alentejo, os valores aumentaram para 41/60% após a Ex-Danielle e passado 1 semana a zona da Serra de S. Mamede passou para a escala de 1/10% e até mesmo PEP. No extremo leste do sotavento algarvio pouco choveu e os valores mostrados são mais elevados.Evolução do estado do solo na última semana, até às 00h de ontem 21 (não contabiliza, portanto, a chuva caída ontem).
Na primeira carta, o estado reflete a chuva dos três primeiros dias do evento ex-Danielle.
A partir daí, o Nordeste e o Sul, incluindo o vale do Tejo, têm perdido água no solo a um ritmo muito acelerado. Refira-se que esta estimativa diz respeito ao solo até à profundidade média de 100 cm. Esta perda de água não significa que a água recebida se tenha evaporado toda, absorvido pelas plantas ou escorrido. Pode ter penetrado mais profundamente indo encher aquíferos subterrâneos ficando disponível ainda em poços, fontes ou albufeiras. Esta estimativa mostra assim a água utilizável directamente pelas plantas e não a reserva total a todas as profundidades.
Esse mapa sempre foi demasiado estranho, por isso nem ligo a ele.Esse mapa é estranho, como é que Alcoutim que tem chovido pouco tem uma percentagem de água do solo como na Serra de Monchique. O meu concelho, até choveu razoavelmente, cerca de 23 mm e isso nem mexeu na escala, parece ser uma zona sombra.
Chuva alivia produtores e ajuda a recuperar castanheiros em Valpaços
Chuva alivia produtores e ajuda a recuperar castanheiros em Valpaços
Preocupações relativamente à seca, um problema que este ano se somou às "pragas" que afetam o setor, desde doenças à escassez de mão-de-obra, foram aliviadas com a chuva de setembro.www.cmjornal.pt
Não digo que tudo é mentira nesse mapa no entanto tem diversos erros como é o caso concreto da região de Alcoutim que está praticamente sempre nos 21-40%. Talvez seja um erro de resolução tendo em conta que tem o Guadiana à porta e depois a barragem de Odeleite a sul. Se for o caso é um erro grandeEvolução do estado do solo na última semana, até às 00h de ontem 21 (não contabiliza, portanto, a chuva caída ontem).
Penso que possa ser isso, sim.Talvez seja um erro de resolução