joralentejano
Super Célula
Governo suspende uso dos recursos hídricos de 15 albufeiras a partir de outubro
O Governo determinou, a partir de 1 de outubro, uma suspensão temporária nos recursos hídricos de 15 albufeiras, "até que sejam alcançadas as cotas mínimas da sua capacidade útil que venham a ser estabelecidas".Numa resolução do Conselho de Ministros, o executivo criou "uma reserva estratégica de água nas albufeiras associadas aos aproveitamentos hidroelétricos" identificados no diploma.
Além disso, determinou "a suspensão temporária do uso dos recursos hídricos das albufeiras identificadas" da resolução "a partir de 01 de outubro de 2022, até que sejam alcançadas as cotas mínimas da sua capacidade útil que venham a ser estabelecidas".
Em causa estão as albufeiras de Alto Lindoso, Alto Rabagão, Alqueva, Castelo do Bode, Caniçada, Cabril, Paradela, Lagoa Comprida, Salamonde, Santa Luzia, Vilar-Tabuaço, Vilarinho das Furnas, Vendas Novas, Baixo Sabor (montante) e Gouvães.
JN
Vamos lá ver se é verdade. Em fevereiro também diziam que tinham suspendido a produção de eletricidade no Lindoso, Cabril, entre outras e acho que em algumas isso nunca chegou a acontecer.
No entanto, não deixa de ser uma boa medida e quem em algumas barragens já devia ter sido implementada há mais tempo.