Seca em Portugal

Até final de julho choveu 22% do valor normal para o mesmo período, colocando o mês passado como o “quinto julho mais seco desde 2000”, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). E em agosto mantiveram-se défices de precipitação. Se não chover até outubro, a situação pode revelar-se preocupante, sobretudo no Algarve e no litoral do Alentejo. Mas segundo Duarte Cordeiro, “as previsões apontam para 40 a 50% de probabilidade de que venha a chover acima do normal e já se espera alguma precipitação na próxima semana”.
Não está nada garantido ainda! Muito longe disso! A situação é crítica a sul!
 
Não está nada garantido ainda! Muito longe disso! A situação é crítica a sul!
Se os vudus do governo dizem, é que vai chover realmente. :D

No ano passado eram vagas de calor em Setembro, devem vir este ano. :lol:
 
Se os vudus do governo dizem, é que vai chover realmente. :D

No ano passado eram vagas de calor em Setembro, devem vir este ano. :lol:
50% não dá para tirar grandes conclusões, vale o que vale. Verdade seja dita que se chover muito é ótimo, mas o tema da seca provavelmente esquece-se e só já se fala em arranjar soluções quando estiver tudo sem água novamente. :lol: Se continuar sem chover de forma significativa, será gravíssimo.

No ano passado, havia previsões de precipitação abaixo da média em praticamente todos os meses de outono e acabaram por ser o contrário, nomeadamente no Norte e Centro.
Basta ver aqui: https://www.meteopt.com/forum/topico/previsoes-outono-inverno-2022-2023.10890/

Este ano, pelo menos o CFS indica anomalias positivas até ao início de 2024. Nunca fiando, pois tudo muda radicalmente, mas uma situação dessas é mesmo o que se precisava. Chuva bem distribuída ao longo dos meses era o que se precisava.

Aqui no Alto Alentejo, apenas as barragens de maior dimensão dão uma melhor imagem à situação de seca para quem não quer verificar outros fatores que são igualmente importantes, pois na verdade isto está péssimo. Tudo o que é extremo, é mau, e no último ano nós vivenciámos isso, mas infelizmente vai-se tornar comum.

No início de junho estive no sul de Espanha e a situação de seca também é extremamente grave por lá. No Algarve, a passagem pela Barragem de Odeleite deu-me mesmo tristeza.

O próximo ano hidrológico será decisivo para muitos negócios ligados à agricultura e afins do sul do nosso país e de Espanha. Se não chover em breve, o primeiro a levar um grande arrombo será o da azeitona.
 
Entretanto começam os problemas para os "pobres" do costume...
Aqueles com mansões no triângulo dourado continuam a encher piscinas com água da barragem. Ninguém no seu perfeito juízo vsi utilizar essa água para beber ou fazer comida, só dá para utilizar no banho (isto se não der comichão) e na casa de banho ou regar a hortinha.
 

Seca sem fim: agricultura está a sofrer fortes restrições

O sudoeste alentejano e o Algarve são as regiões que mais preocupam. O Barlavento algarvio está na zona vermelha. Prova disso é o nível de água armazenado, que é o mais baixo desde que há registos.

Uma boa reportagem que retrata o cenário de seca que se vive atualmente no Sul. Também evidencia o quão dramática está a situação em Espanha.
 
Pode ser que seja a seca a resolver o problema que os governos criaram ao deixarem alcatifar o sudoeste alentejano com estufas , algumas até á beira do mar. A seca aqui é um mal que esta a fazer bem e se continuar irá ter mais efeitos beneficos sobre o territorio . Entre estufas , pesticidas , descaracterização da paisagem e seca , que venha a seca que ao menos é algo endemico da região.
 
Tretas, quero ver o governo a restringir o consumo de água nas unidades hoteleiras no Algarve, ou será que vai ser o pobre a ficar sem água, vindo destes incompetentes será o pobre a pagar as favas.

Já agora, o jardim do pobre não é regado, mas se fosse rico já tinha o meu próprio jardim e podia regar.

Soluções nada fazem andam a estudar e gastarem milhões em estudos da treta.

Deixo uma pergunta ao governo e às autarquias: O que mudou de Agosto até Outubro, para as câmaras municipais abrirem as piscinas municipais?
 

Andalucía pide agua a Portugal: "Nos darían la vida para salvar la campaña"​



Esperem lá, em Portugal não fazem uma ligação do Alqueva ao Algarve, mas os espanhóis querem vir buscar água do Alqueva, está giro... :lol:
 
Reportagem da RTP