Seca em Portugal

Andalucía pide agua a Portugal: "Nos darían la vida para salvar la campaña"​

Esperem lá, em Portugal não fazem uma ligação do Alqueva ao Algarve, mas os espanhóis querem vir buscar água do Alqueva, está giro...
Não me surpreende nada. A Andaluzia está a passar por uma seca bem bera e as zonas mais próximas a Portugal (Andaluzia Ocidental) passam completamente ao lado dos grandes projetos de transvases.
Está bem que a costa mediterrânica, nas zonas mais a leste e tipicamente áridas, tem várias centrais de dessalinização e acesso aos transvases via Múrcia e a bacia do Segura, mas essas zonas estão totalmente desconectadas do resto da região por causa da geografia (sistemas montanhosos associados à Cordilheira Bética). :unsure:

• Gosto
Reactions: RStorm e StormRic
Não me surpreende nada. A Andaluzia está a passar por uma seca bem bera e as zonas mais próximas a Portugal (Andaluzia Ocidental) passam completamente ao lado dos grandes projetos de transvases.
Já vem água a caminho, sem transvase, directamente das nuvens.

Odelouca só tem 8% de capacidade útil disponível :facepalm: Desde Março perdeu praticamente 15%. Em 2 anos só acumulou 7% . Se isto não é uma crise então não sei o que é...
Até 31 de Dezembro é o momento da verdade e o governo já percebeu isso. Grande parte da população ainda não percebeu!

Aqui um outro artigo do mesmo investigador "Nuno Loureiro". Mais completo a meu ver no que a problemática da seca a sul diz respeito

Programa Linha da Frente, RTP1 sobre a seca:
O sul de Portugal ainda está seco. A chuva que tem caído no Alentejo e no Algarve não é suficiente.
As terras, as barragens e o gado, precisam de mais.
Há produtores que até já estão a vender o efetivo para conseguirem salvá-lo da fome e da sede.
"Ávidas de Água" é uma reportagem do jornalista Filipe canhoto Ribeiro, com imagem de Fábio Siquenique, imagem drone de Rui Rodrigues e Calos Matias e edição de Vanessa Brízido.

Se, antigamente com menos barragens existia água para 3 anos, como é que agora com Odelouca não temos água nem para 2 anos, dá que pensar. :rolleyes:

Que eu saiba, não é o Sotavento algarvio que tem turismo, mas sim, o Barlavento portanto se as barragens do Sotavento têm menos armazenamento e mais gasto de água é somente devido à cultura dos abacates e nada mais. :D