Já que estão a partilhar vários programas de debate sobre a seca ,deixo aqui mais um, em audio:
"Algarve: Seca, barragens atrasadas, obra por fazer"
É um longo programa com uma hora mas bastante interessante, José M.Fernandes recorda como no jornal Publico há uns 30 anos já eram referidos artigos científicos que apontavam para uma alteração do padrão da precipitação no sul.
Recordam-se também projetos antigos deixados na gaveta há décadas, a quando do Alqueiva já havia ideias de transbordar alguma água também para o Algarve e mais recentemente em Carmona Rodrigues (governo Barroso 2006) esteve em cima da mesa construção de uma conduta de 35 entre o Guadiana e a albufeira de Beliche. Na altura foi contestado no Alentejo e da proria EIDA que propôs outro projeto mas nunca avançou.
Um dos convidados, Macário Correia, antigo politico, governante, autarca e agora agricultor põe a boca no trombone e fala do gigantesco problema das perdas da água nas condutas que ninguém resolve porque são obras que custam dinheiro, causam muito incomodo na população e não rendem inaugurações nem votos, pelo contrário.
Também diz que a campanha recorrente contra os abacates é uma falácia usada por aqueles que nada fizeram nem fazem para resolver os problemas nem avançar com projetos pensados há décadas apesar de existirem fundos disponíveis para tal.
A comentadora residente Helena Matos recorda como em Portugal praticamente todas essas barragens importantes tiveram grande oposição ambiental ou mesmo social, inclusive o Alqueva ou mesmo Odelouca no Algarve.
Também passou pelo programa o Prof. Miguel Miranda, anterior presidente do IPMA, que refere que ainda estamos em negação das alterações climáticas e desctaca também o problema dos lençóis freáticos que ninguém monitoriza..