Snifa
Furacão
Em atualização
Governo determina racionamento de água nos hotéis do Algarve.
Hoje às 18:35, atualizado às 18:43.O ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, anunciou esta sexta-feira que haverá uma redução do consumo de água nos empreendimentos turísticos do Algarve.
O racionamento acordado com os empresários deverá afetar espaços que têm um "grande consumo de água", como campos de golfe e espaços verdes.
"Foi feita uma reunião entre a Agência Portuguesa do Ambiente e um conjunto de empreendimentos turísticos do Algarve, onde ficou decidido um racionamento e uma gestão dos limites do consumo de água que podem adotar.
Isto quer dizer que há uma limitação da água por parte desse setor", apontou o governante, numa final de uma reunião de Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca (CPPMAES).
Duarte Cordeiro explicou que a medida se aplica a espaços verdes ou a campos de golfe, por exemplo, não estando previsto impôr limites ao consumo humano.
O ministro do Ambiente não esclareceu, porém, de quanto é o racionamento. Até ao momento, o JN não conseguiu obter mais esclarecimentos junto da tutela.
Após a 10.ª reunião interministerial da CPPMAES, Duarte Cordeiro ladeado pelo ministro da Agricultura e pelo secretário de Estado do Mar apontou a necessidade de haver uma "poupança da água da parte de todos".
"A situação de seca é a mais grave deste século", disse. Na conferência de Imprensa, os membros do Governo apresentaram ainda a campanha de sensibilização "1 minuto por dia, vamos fechar a torneira à seca".