Não deve haver forma ou interesse?A principal finalidade deste crime ecológico (barragem) é o armazenamento da bombagem da bacia do Douro para as centrais hidroelétricas a jusante. Fica numa quota muito mais baixa do que as principais cidades e vilas da região e nem deve haver ainda forma de elevar essa água até às populações.
É para quando centrais de dessalinizacao pelo país? Sabem que é urgente, mas mesmo assim andam a empatar.
Não deve haver forma ou interesse?
Como é que a água chega à cidade da Guarda, por exemplo?
A mim, custa-me perceber como é que em 2022 o problema crónico da seca no Nordeste se mantém, quando foi construída na região uma das maiores albufeiras do país.
É para quando centrais de dessalinizacao pelo país? Sabem que é urgente, mas mesmo assim andam a empatar.
«No caso de Olhão, uma das medidas que vamos colocar em prática é deixar de regar os espaços verdes, a relva. 90% dos espaços relvados vão desaparecer, vão secar. Depois serão reconvertidos, mas o primeiro passo é deixá-los secar», exemplificou António Pina."
Ora nem mais. Uma das coisas que me fazia "comichão" na rega pública em Lisboa quando vivi lá (2000/2012) era a utilização de aspersores às horas de mais calor (12h) e que além da evapotranspiração era que 50% da água ia para a estrada e não para regar os separadores, rotundas, etc... Será que não dá (pelo menos em alguns casos) utilizar o sistema de rega gota-a-gota?...finalmente uma voz razoável. Espero que este exemplo seja seguido pela Cãmara de V.F.Xira e outras.
Curioso...em Albufeira deixaram secar os relvados durante Maio e depois no final do mês e durante Junho andaram à pressa a reparar a rega e a regar abundantemente para os recuperar . Entretanto, com esta notícia, não sei o que vão fazer com estes espaços futuramente...Com a seca a agravar-se, o Algarve só tem água «para um ano»
Com a seca a agravar-se, o Algarve só tem água «para um ano»
Se o próximo ano for igual ao que passou, «teremos um problema muito grave»www.sulinformacao.pt
"«Temos água até final do próximo Verão. Mas, se não chover, depois não temos mais e teremos um problema muito grave», avisou o presidente da AMAL.
Neste momento, os diferentes presidentes de Câmara algarvios estão a fazer um levantamento das medidas que podem ser implementadas nos seus territórios, para diminuir a utilização de água.
«No caso de Olhão, uma das medidas que vamos colocar em prática é deixar de regar os espaços verdes, a relva. 90% dos espaços relvados vão desaparecer, vão secar. Depois serão reconvertidos, mas o primeiro passo é deixá-los secar», exemplificou António Pina."
Depende que "coisas" são, claro. Não se deixa secar árvores e arbustos. Mas, por exemplo, que utilidade tem um relvado na placa central de uma rotunda? Não serve a ninguém nem a nada. E a rega vai quase sempre parar ao alcatrão, sobretudo quando está vento.Ah lindo,
Uma das belas ideias deixar secar as coisas.