Seg. Esp. Frio, Chuva e Vento: Sistema depressionário «Gertrudes» - Out/Nov 2008

  • Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
é verdade em espanha na area de caçeres há um vortice ciclonico que apresenta pelo menos um LLC e areas convectivas nas proximidades do centro de circulação.
é provavel que no interior centro e sul do pais chova um pouco mais que os modelos previam:D:) e talvez uma trovoada....:rolleyes:
na europa o mditerraneo está muito activo, penso que a gertrudes afectará todo o sul e oeste europeu
 
Vou colocar uma imagem de onde o frio em altitude está a ir com a passagem desta frente fria, e o ar polar modificado, e ao mesmo tempo uma circulação no interior da PI do jet stream ter feito um "rodopiado".


Esta é onde o ar frio em altitude está a ir

SDDI-20081028-1200-BNW-09-WV_062-00.jpg



A segunda é o pequeno vortice que se formou dentro da PI(que é uma imagem espectacular)





wvls8.jpg
 
Em Carregal do Sal a mínima foi de 6.6.ºC.
Agora sigo com 13.1ºC e vento moderado.


A serra da estrela recebeu a primeira nevada desta época:




A cota estará na casa dos 1600 metros.
 
Parece estar a formar-se um pequeno centro depressionário no interior da Península.


Concordo! Parece existir uma movimentação circular (depressão a cavar?) de nuvens na latitude do Alentejo? Parece que se formou a partir da frente que seguiu na direcção do Norte/Nordeste. Aliás é curioso que a generalidade(ou pelo menos habitualmente) as frentes costumam deslocar-se/progredir de Oeste/Noroeste para Sudeste/Este... Pelo menos é o que diz a minha alguma experiência...

images.php
 
Neste momento encontro-me com 14,0ºC, após uma ligeira subida aos 14,6ºC...

O Vento continua Forte e Saudável! Há pouco passou de novo dos 60 km/h, tendo ido aos 63,4 km/h, não tendo ainda Batido o Recorde de 67,7 km/h
Neste momento, encontra-se nos 55,1 km/h, de N (360º)


Bastantes Fractus Povoam o Céu...

O que é que se pode pedir mais? Só se for mesmo a Neve!:p
 
Vento forte causa estragos e faz um ferido

A queda de um andaime causou um ferido e danificou uma dezena de veículos em Setúbal. Parte do telhado da escola EB1 nº2 de Mem Martins, no concelho de Sintra, foi arrancada pelo vento forte, mas não há vítimas a registar.

Em Setúbal, a queda de um andaime devido ao vento forte causou um ferido e uma dezena de veículos ficaram danificados, pouco depois das 11:00, junto à casa dos pescadores, no largo José Afonso.

O comandante dos Bombeiros Sapadores, Mário Macedo, adiantou que o ferido é o condutor de uma carrinha de transporte de doentes dos Bombeiros Voluntários de Palmela que se encontrava no local quando ocorreu a derrocada. O homem apresentava um ferimento no couro cabeludo e foi transportado para o Hospital de São Bernardo em Setúbal.

Na escola EB1 nº2 de Mem Martins (conhecida por Escola Piloto), foi a queda do algeroz que chamou a atenção dos responsáveis. Parte do telhado, de zinco, estava a levantar com a força do vento. “Chegou a levantar cerca de dois metros”, contou o professor Sílvio Maltez ao JN.

“Tudo aconteceu entre as 10:00h e as 10:30h” e “por precaução os alunos ficaram nas salas de aula e não foram ao recreio”, acrescentou.

A escola chamou a empresa municipal encarregue pela manutenção escolar e, quando se avaliava a situação, “uma rajada mais forte acabou por arrancar o telhado”, que “está agora caído no pátio”.

Não houve feridos a registar de entre as cerca de 180 crianças que frequentam a escola no turno da manhã (de um total que ronda as 350), acrescentou o professor.

Também em Lisboa, a cobertura do hipermercado Feira Nova da Bela Vista levantou devido ao vento forte, segundo indicações dos Bombeiros Sapadores, para além das indicações de árvores e painéis publicitários que ameaçam cair.

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1035054
 
Da paragem até casa (500metros), vi 2 eco-pontos tombados no chão, e um contentor do lixo quase no meio da estrada...:hehe:

O pior disto tudo ainda é o lixo que voa por todo o lado.
Até se veem sacos de plástico a voar a uns bons metros de altura.


Rajadas de vento de algumas estações de Lisboa até ao momento:

90,1Km/h - Queluz (Mário Barros)
80,0Km/h - Aeroporto de Lisboa
67,6km/h - Moita (Hotspot)
67,6Km/h - Mira-Sintra (Gilmet)
62,8Km/h - Portela (João Esteves)
53,1Km/h - Oeiras, Cascais (fsl)


Mário, essa velocidade dentro de uma localidade já dá uma multa bem pesadinha!:p
"valor da coima, se for um ligeiro ou motociclo, dentro das localidades :
-em mais de 40 km/h e até 60km/h - 300€ a 1500€"
 
De notar que as maiores rajadas estão quase todas em aeroportos o que se compreende pelos espaços mais abertos, e tudo vem de encontro à velha teoria de que a estação do Mário é também estação aeronáutica :D