Bom dia!
Sigo com céu muito nublado em Coimbra... De vez em quando lá cai um aguaceiro moderado, mas a intensidade já é bem menor que ontem.
Em jeito de balanço mais um evento fantástico! A minha única frustração, que é a de não ver o elemento branco, é atenuada pelos fantásticos registos que aqui são colocados e pelo proliferar de outros fenómenos que têm tornado este Inverno fantástico!
Ponto alto, ocorreu na madrugada de Domingo onde a chuva muito forte acompanhada de trovoada acordaram-me mais cedo na minha cama de Lisboa. Já de regresso a Coimbra na viagem, mais chuva, mais granizo, mais trovoada.
Esta noite foi mais calma mas ainda ocorreram alguns aguaceiros e cheguei a ouvir granizo a embater contra a janela!
Que grande Inverno este!
Deixo por fim uma última nota opinativa. Mais uma vez a neve, mais uma vez o caos nas estradas, mais uma vez as críticas ás forças no terreno e meios de auxílio! De tudo o que vi este fim de semana fico cada vez mais com a opinião que o maior problema em Portugal é a falta de meios, e não a formação das forças no terreno!
Perto de 600 pessoas resgatadas nas mais diversas estradas do nosso país, em pontos dispersos. Para isto acontecer de certeza que as autoridades não andam a dormir (ainda por cima quando têm poucos meios!). Somos um país que não está preparado para estes eventos... CERTISSIMO. MAs será que o cidadão comum estará também preparado?
Centenas de pessoas resgatadas, certo que algumas por azar (pode acontecer, sobretudo nas estradas principais, que foram feitas para se circular!), mas será que milhares não correram riscos por mera inconsciência ou heroísmo (parvoíce) no qual nós Portugueses somos especialistas? Não falo daqueles obviamente que munidos de todas as precauções e habituados a estas situações efectuam as suas deslocações com segurança...
Acho que vale a pena reflectir...