Seg. Especial - «Carla/Klaus» - Chuva, Vento e ondulação forte -22/26 Janeiro

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Deixo vos aqui o meu relatorio :D porque so hoje é que veio a net :lmao:

Ontem á noite veio uma grande celula e com ela muita trovoada aqui pela regiao ... um 2 raio atingiu os cabos de alta tensao e puff la se foi a luz e no momento instante levantou uma ventania mas com cada rajada uiii e a chover torrencialmente e com muito granizo ( cada pedra ui) e a seguir imaginem caiu um raio a 20 metros do meu predio ( vi exactamente ele a cair na terra) meus amigos mas que grande estrondo estremeceu tudo foi fantastico :D já a muito que nao via assim um temporal como o que se abateu ontem na minha zona com muita chuva e mais de 15 relampagos :D

abcs

boas por aqui esteve um dia agradável com bastante sol onde a temperatura máxima foi de 8.2ºc

foto tirada a meio da tarde ;)

osh92g.jpg

Boas Noites!

Hoje, por aqui, os últimos Aguaceiros da Carla deixaram 3,3mm de Precipitação!

No total, nestes últimos 5 dias, caíram 61,5mm!:rain:

Dia-a-Dia:

22-01-2009: 30,5mm
23-01-2009: 5,3mm
24-01-2009: 1,0mm
25-01-2009: 22,1mm
26-01-2009: 3,3mm

Um Balanço positivo... :D

Bem, deixo aqui a última oferta da "Carla" ontem à noite, por volta das 4h da manhã:), acordei sobresaltado com o barulho da granizada que estava a cair:rain::shocking:, deve ter sido a passagem da célula que largou tudo, nada de trovoada, mas ouve muito granizo e vento:surprise:, não se via nada a frente com o granizo que caía(e com a força), depois só faltava começar a cair ainda com mais força, realmente foi uma força brutal, todos os carros com alarme começaram a tocar:shocking:, bem foi espectacular:w00t: e isto durante quase uma hora, só faltava mesmo era a trovoada, mas já foi bom, que grande fim este da "Carla".:w00t:

PS: esqueci-me de referir que o tamanho do granizo era bastante grande.

Por cá tivemos chuva, água-neve, neve, granizo, vento...uma verdadeira abundância meteorológica.
Quanto à precipitação tive no total 178,9 mm (mais coisa menos coisa;))
Dia 22 (0h-18h) - 50,5 mm
Dia 23 (até 11h) - 55,5 mm
Dia 23 (até 19h) - 16,2 mm
Dia 24 (até 17h) - 12,5 mm
Dia 25 (até 09.30h) -25,2 mm
Dia 25 (até 24h) - 05,8 mm
Dia 26 (até 24 h) - 13,2 mm

E para fechar este evento, aqui ficam os registos, possíveis, do dia de ontem, esse sim o mais relevante para mim, onde fiz uma "piquena" viagem de Elvas a Castelo Branco.

Na parte da manhã ainda houve 2 aguaceiros com algum granizo em Elvas, mas nada de especial, o destaque era o vento e a baixa repentina da temperatura que chegou a cair praticamente 4ºC ;).

Aqui duas fotos dos efeitos das rajadas de vento:

DSC05865Medium.jpg

Esta mais séria que a anterior, a sorte de não ter apanhado ninguém (julgo eu :unsure:) já é um destaque. :shocking:

DSC05862Medium.jpg

Indo então directamente à viagem, aqui ficam os registos junto a Portalegre, onde se abateu um valente aguaceiro de granizo e água-neve, estava à cota de 400m, aproximadamente e a temperatura desceu aos 4,5ºC.

Esta era a vista que tinha ao chegar à circular que contorna a cidade de Portalegre:

DSC05872Medium.jpg

Melhor que as palavras, aqui fica este vídeo do que se abateu no local. Como podem escutar o entusiasmo foi grande e a famelga vibra toda com este tipo de fenómenos :p.

Ainda me aventurei à rua para "bater" esta foto :hehe:

DSC05878Medium.jpg

Depois até Castelo Branco a viagem foi tranquila. Tranquila de mais infelizmente :(. Mas ao chegar a Castelo Branco o cenário era prometedor:

DSC05881Medium.jpg

A temperatura era de 6,5ºC (todas a temperaturas que indico são as do carro, por isso são sempre aproximadas ;)) e durante o looooongo aguaceiro esta caiu para os 2,5ºC. Infelizmente nem com temperatura tão baixa, tive a sorte de ver nevar :sad:.
Caiu muita água-neve, mas apenas isso. Ainda subi à zona do castelo, que está praticamente a 500m, mas nem aí:

DSC05882Medium.jpg

DSC05883Medium.jpg

Adeus aguaceiro, foste uma desilusão :angry:.

DSC05887Medium.jpg

A viagem de regresso, perto das 23h,foi sempre acompanhada pela chuva e a temperatura andou sempre entre os 3ºC e os 5ºC.
Apesar do adiantado da hora e de já vir tudo a dormir, ainda dei um salto ao alto de São Mamede :D.

Chovia com 3,5ºC e lá fui subindo. Aos 700m paro de chover :( e aos 800m apareceu o nevoeiro. A temperatura custou a baixar e apenas após o cruzamento para o alto de S.Mamede, começou a descer. Lá encima estavam 0ºC, havia muito vento e pouca neve. A que existia estava praticamente toda congelada, só nos recantos mais abrigados do gélido vento se mantinha em pó :w00t:. Apesar da noite lá me aventurei a dar uma volta pelas redondezas, isto porque já vou conhecendo os cantos à casa, doutra forma nem teria saído do carro. :unsure:
Aqui fica o registo:

O sincelo, devido ao nevoeiro muito húmido:
DSC05893Medium.jpg

O chão gelado pelo vento (o windchill devia ser brutal,com 0ºC e a força que tinha, nem quero pensar :eek:).
DSC05895Medium.jpg

DSC05904Medium.jpg

E a tal neve nos locais abrigados do vento:
DSC05897Medium.jpg

DSC05903Medium.jpg

Estas já são da praxe: (deve ser o contentor do lixo, mais fotogénico de Portugal) :lmao:
DSC05899Medium.jpg

DSC05902Medium.jpg

E assim dou por finito este evento, que a não ser por esta viagem teria sido, algo sonso na minha cidade. :D ;)
Destaco ainda a discrepância entre as cotas de neve reais e as esperadas e apontadas pelo GFS.
Em Portalegre, neve, apenas acima dos 700m ou mais. Em Castelo Branco igualmente altas, pela minha observação directa, posso afirmar que acima dos 500m e bem pois apesar de haver já flocos misturados com a chuva, estes chegavam muito derretidos.

Abraços! :thumbsup:

Editado por um moderador: