Pois... bem me parecia que algo não batia certo....
Não é que a zona da Guarda não possa ter estas temperaturas , mas já hoje? O frio só começará mais a sério a partir da próxima madrugada...e mesmo assim duvido que se cheguem a mínimas tão baixas....
Quem não está minimamente informado ou não tem conhecimentos na área facilmente acredita nestas bacuradas lançadas não sei com que propósito....
Sim, têm estado a corrigir, culpa de terem ido facilmente atrás de valores directos do ECMWF para fazer a previsão com "mão humana"..
Mas tenham atenção, até ao 3º dia de previsão, portanto na ultima actualização até QUINTA, podem dizer mal. Mas está lá bem explícito que a partir do 4º dia, portanto SEXTA os valores não têm componente humana, são saída directa do ECMWF, tudo automático. Portanto não há sentido estar já a criticar isso..
Chamo mão humana ao que não sai directamente do modelo. Ou seja, não chegar aos dados de saída do modelo, e pôr simplesmente como previsão para uma estação o valor do ponto mais próximo, ou da interpolação dos pontos mais próximos. Chamo mão humana a alguém olhar para esses valores dos vários modelos, para as cartas, dados, e com o conhecimento empírico do comportamento dessa estação "arriscar" um valor de previsão para esse local.
É isso que é feito obviamente..
Seja como for, os dois casos que referiste, são subjectivos, e são os 2 com "mão humana"..
Não me parece que no 2º caso que apresentei haja lugar a qualquer tipo de subjectividade porquanto o meteorologista se atem aos dados de que dispõe, ao contrário do que acontece na 1ª situação como bem esclareceste.
Ficam-me dúvidas quanto à correcção que o IM fez e ao risco que não quis assumir, talvez atenuando previsões resultantes dos dados de que dispõe.
A ver vamos...