A que é que chamas "mão humana"? Ao juízo subjectivo de um meteorologista sobre o valor mínimo que a temperatura pode atingir? Ou a um juízo objectivo, baseado em novos factos ou evoluções, que os leva a corrigir o que antes postaram como previsão?
Não é difícil de compreender. A médio prazo as previsões são automáticas, geradas por um modelo numérico. Está lá bem explicado na página do IM, o que de resto acontece noutros países também, como na AEMET da vizinha Espanha. Previsões a tantos dias são falíveis e servem apenas de indicação do que se pode eventualmente esperar.
As previsões até ao terceiro dia são elaboradas pelos meteorologistas do IM.
As previsões apresentadas a partir do quarto dia são geradas de forma automática a partir dos resultados dos modelos numéricos de previsão e desta forma devem ser interpretadas como tendências prováveis de evolução do estado do tempo. Probabilidade precipitação para valores > 1mm
http://www.meteo.pt/pt/cidade10dias.jsp
Ontem a previsão de 5ªfeira ainda era a automática, hoje já era a previsão de meteorologista. A de 6ªfeira apresentada hoje ainda é a automática. É simples de entender, ou não ?
Um meteorologista pela sua experiência sabe que por exemplo seria mesmo estranho/invulgar estarem -3ºC em Lisboa. Provavelmente confrontará diferentes modelos e com a sua experiência e conhecimento pessoal adequará a previsão ao que julgará mais correcto. E sendo Meteorologista a fazer a previsão também não quer dizer que seja infalível, pois também não é Deus e tem direito a enganar-se como todos os humanos, ainda para mais sendo Meteorologista, a quem se tem que dar um desconto maior
O ECMWF continua a insistir em temperaturas negativas em Lisboa, mas por exemplo o GFS é mais comedido. Mas até lá ainda vão mudando qualquer coisa, quer um quer outro. Além do mais são ambos modelos globais, o que só por si significa que também são apenas uma orientação quando falamos na temperatura à superfície, muito sensível a fenómenos de mesoescala ou locais.
ECMWF/IM 6ªf, 06:00
GFS/METEOPT 6ªf, 06:00