Seg.Especial Entrada Fria - 5 a 11 Janeiro 2009

Bom dia, por aqui o máximo que aconteceu foi cair água-neve e foi coisa muito pouca e breve. Quando o dia nasceu a imagem que tinha da Serra de Montejunto era a mesma de todos os dias, não se vislumbrava qualquer indicio de neve. Agora o céu está limpo com vento fraco e 7,0ºC.
Aguardemos pela próxima entrada para ver se também somos comtemplados com o manto branco. Um abraço para todos que foram presenteados pela neve especialmente os Alentejanos e Algarvios que raramente como nós podem presenciar estes cenários de neve.:thumbsup:

Raramente, raramente não é bem assim. Este ano é já a terceira vez. Mas já agora obrigado.:thumbsup:

Boas tardes, hoje pelas 2h 30m sensivelmente da manhã de facto a chuva chegou, mas mesmo só isso chuva..começou a cair marcava a minha estação 6,1ºC o que tornou logo impossivel as surpresas, mas ainda assim era uma chuva gelada e vislumbrava-se 1 ou outro floco perdido que derretia ao chegar ao chão, ainda assim não fiquei triste de todo uma vez que esta Frente Fria proporcionou-me atingir a bonita e geladinha temperatura histórica de -0,2ºC :cold:.
Neste momento Vento nulo e temperatura nos 8,9ºC .

Espero bem que as previsões errem e esta célula depressionária traga mais manchas nebulosas vindas de leste. Pode ser que quer hoje à noite, amanhã ou nos dias seguintes, novas manchas de precipitação se aproximem vindas do interior para as zonas de Portalegre e Guarda e bragança e daí caminhem para toda a região centro e até norte ou sul!

Parece que por vários motivos o inverno de 2008-2009 vai ser bem frio (entre eles fase negativa da circulação atlântica, la nina, baixa actividade solar) :cold: Pode ser que esta situação de frio de leste se mantenha ainda pela próxima semana!

O que é certo é que a circulação dos westerlies do atlântico não está a ser tão constante como noutros anos e muitas vezes traz anticiclones de bloqueio vindos do norte da europa como o actual, correntes de norte como os nevões de dezembro, depressões a sul, e claro até circulação este-oeste (que foi o que trouxe a neve a Lisboa em 2006)! :rain:

Pode ser que depois deste anticiclone se ir mais para leste, haja alguma depressão que venha pelo sul e fique aí bloqueada, arrastando de novo ar de este ou nordeste. :thumbsup: ou pode ser que por e simplesmente venham mais nuvens e neve como está a acontecer...

Sigo no Porto, mínima -2.5ºC, máxima e temperatura actual 8.5ºC: céu quase limpo, algumas nuvens muito distantes a leste... acho que deve nevar de novo na zona centro junto à fronteira. :cool: a julgar pelo satélite parece que a maior possibilidade de nova NEVE seja em Portalegre e Guarda, que poderiam depois deslocar-se para as zonas de Coimbra e Viseu.

estão a frormar-se alguns cumulus e em tras os montes o ceu deve estar nublado.
será que isto vai acontecer:

http://img79.imageshack.us/img79/meteosf9.jpg/1/w600
vá lá é bom sonhar:lmao:[/quote]

O IM elevou o alerta de amarelo para laranja para todo o sul do país para hoje por baixas temperaturas depois de nas 2 últimas madrugadas manterem o amarelo? :huh:

Está ligeiramente mais frio do que ontem no zenit do dia mas não sei de onde espera o IM mais frio:cold:...

Por cá o céu encobriu completamente.Assim numa horita.:eek:

interessante:Daqui os cumulus pairam sobre os pontos mais elevados mas são poucos:sad:esperemos, pode ser que haja um aguaceiro fraco lá para a noite devido ao efeito orografico dos montes ás vezes os microclimas dao nisso:rolleyes:

image.gif

Talvez, não me parece que traga muita precipitação mas de facto está a deslocar-se + para o Litoral.