Seg.Especial Entrada Fria - 5 a 11 Janeiro 2009

Registei-me apenas hoje e confesso desde já que sou um tipo um pouco 'verde' nestas andanças. No entanto a pouca geografia que sei permite-me afirmar com alguma certeza que muito dificilmente nevará em Coimbra mesmo que no resto do país isso aconteça. Desde há uns anos que constato que em Coimbra as temperaturas são sempre mais quentes do que a mínima e maiores que a máxima que prevêem. Isso a meu ver deve-se ao facto de toda a cidade de Coimbra se situar num grande vale abrigando-a bastante do vento.(Apenas as zonas mais altas têm altitude suficiente para 'superar' esse vale. Esta situação geográfica aliada á cota da cidade, que penso que seja pouco mais de 50m em relação ao nivel do mar faz com que seja muito dificil nevar em Coimbra, é mesmo necessário uma Senhora Entrada Fria.

Por exemplo, nevou relativamente perto de Coimbra, tive informação das localidades de 'Vale de Colmeias' (+/-12km) e de Vale de Açor e Sr. da Serra (entre 6 e 10km) mas são zonas mais elevadas e não terá sido uma precipitação por aí além.

Houve uma altura ontem á noite entre as 21 e as 23 e30 em que se registou queda de precipitação em Coimbra mas a temperatura não era baixa o suficiente para formação de neve a meu ver.

Sobre qualquer erro que eventualmente tenha dado, deixo desde já as minhas desculpas e agradeço respectiva correcção.

Na Guarda, apenas não há neve (referindo-me à zona baixa da cidade) na estrada. De resto, casas, passeios, continua tudo pintado de branco. Na zona alta da cidade, acredito que possam existir situações mais complicadas devido ao gelo.
O sol ainda não espreitou e mantém-se o céu muito nublado, no típico "céu de neve", para quem conhece. Vou manter-me atenta e tentar actualizar-vos se houver motivos para tal.

No rescaldo de mais um evento fantástico, há alguma notas a reter.

Primeiro o facto de ter-mos episódios de neve a cotas perto do zero com uma maior frequência, 3º nos últimos 4 anos.

Segundo o facto de ter-mos algumas indicações que iremos ter um inverno mais próximo dos invernos de décadas mais antigas. Existiram uns anos que até a neve na Serra da Estrela era escassa.

Depois e mais grave, a ineficiência do IM (cotas 700m) e da protecção cívil, quanta gente retida pela neve, sem autoridades por perto?

Na europa neve e muito, e quantas situações destas ocorrem?

Temos que ser um pouco mais profissionais.

Abraço e parabéns a todos que foram contemplados pela neve, que eu também fui. (25 anos depois a neve caiu e acumulou pouco, mas ainda se mantém em zonas abrigadas).

boa tarde meteoloucos!!
vou contar as noticias da noite passada...
por volta das 23h55m subi ao forte do alqueidão (439mts) estava a cair água-neve, ou seja espectativas a sairem furadas não contente com a situação parti em direcção à serra de montejunto quando lá cheguei por volta da 1h45m estava a nevar, sim mesmo a nevar mas devido à chuva que caíu antes não havia acumulação de neve e também outro dos factores foi ter nevado por apenas 20m.. foi coisa pouca.. :( logo à noite quando estiver do casa já posto um video que fiz no alto da serra de montejunto durante a queda de neve.

Fantástico mesmo!:w00t:

Uma imagem de 7Mb, mas que vale mesmo a pena o clicar no link que o MeteoPtg referiu e ver a imagem em tamanho grande!

neve-2.png

Se não estou em erro a imagem de satélite foi captada às 11h20.
Ainda com sol, grande parte da região norte mantinha-se branca.

E já agora, reparem na zona de Madrid.
Uma planície de neve!

Fantástico mesmo!:w00t:

Uma imagem de 7Mb, mas que vale mesmo a pena o clicar no link que o MeteoPtg referiu e ver a imagem em tamanho grande!

Se não estou em erro a imagem de satélite foi captada às 11h20.
Ainda com sol, grande parte da região norte mantinha-se branca.

E já agora, reparem na zona de Madrid.
Uma planície de neve!

É incrivel...!!!E desta vez não ficou toda em Espanha !!! hehehe :D

A máxima até ao momento por aqui foi de apenas 8,6ºC
Agora tenho 7,7ºC e vento fraco algumas nuvens a enfeitar o céu espero que limpe para ter uma boa mínima

Boas. Em Faro estou a marcar 11ºC neste momento.
Pressão 1019Hpa, orvalho 01ºC e RH 51%.
Céu pouco nublado. Minima ás 05h30m de 00ºC.

Cada vez mais nebulosidade, vinda de leste. Aparecem as primeiras nuvens negras!!! Desconfio que....hehehe ainda vou ter sorte outra vez.

Por Castelo Branco, o frio vai apertando, às 16h marcava 4.8ºC!! :cold:

Depois do ceu limpo pela manhã, ficou praticamente encoberto pelas 14h, tendo vindo gradualmente a dispersar-se as nuvens, que a esta hora são também menos espessas.

Hoje não chegou a ocorrer precipitação.. :disgust:

Mas a temperatura hoje, deverá cair bem, não tarda muito!

muito frio e ceu pouco nublado por cumulus nas areas mais elevadas como alqueidao ( sobral) e carvalha ( ponto mais alto do concelho de arruda com 400mts).
Tactual 7Cº e a descer rapido:cold::w00t:
boas a todos

ps o qué q se passa com os smilies:confused:desculpem mas acho-os um pouco feios....