Mau tempo provoca inundações no Sotavento algarvio
Túnel da avenida de Olhão fechado devido às inundações
Inundações em Cabanas de Tavira e o corte do túnel da avenida da República em Olhão são apenas algumas das consequências do mau tempo desta manhã, no Sotavento algarvio, apurou o barlavento.online.
Em Cabanas de Tavira, a chuva intensa e as marés vivas coincidiram para provocar inundações em ruas, casas e lojas.
Segundo a Autoridade Nacional de Protecção Civil, as inundações, que começaram por volta das 9 horas da manhã, chegaram mesmo a cortar o acesso principal de Cabanas.
No local têm estado também os presidentes da Câmara de Tavira e da Junta de Freguesia de Cabanas.
Segundo Macário Correia, também responsável pelo pelouro da protecção civil da autarquia tavirense, a pior situação verificou-se ao início da manhã, com «estradas rasgadas, alguns estabelecimentos comerciais danificados e habitações inundadas».
As crianças foram inclusivamente impedidas de entrar na escola básica, mas as aulas acabaram por decorrer de forma «normal» no edifício da Junta de Freguesia local.
Alguns idosos chegaram a ser levados para o Centro de Saúde de Cabanas, «mas apenas por uma questão de precaução».
Entretanto, Macário Correia disse à rádio Gilão de Tavira que a autarquia já está a planear criar «melhores condições de escoamento» na localidade turística de Cabanas, como recentemente aconteceu junto do aldeamento das Pedras da Rainha».
«Estamos inclusivamente a pensar criar um novo sistema de escoamento junto à passagem de nível», onde está localizado um curso de água, «mas esta quantidade de precipitação foi absolutamente excepcional e apenas acontece esporadicamente».
Para o local foram deslocados 13 bombeiros e seis viaturas, que se têm ocupado sobretudo a escoar água dos locais mais afectados.
No local têm estado também os presidentes da Câmara de Tavira e da Junta de Freguesia de Cabanas.
Com o descer da maré, as autoridades pensam que a situação tenderá a normalizar.
As inundações em Cabanas de Tavira resultaram da coincidência de chuvas muito intensas - todo o Algarve está em Alerta Laranja - e das marés vivas, normais nesta altura do Equinócio de Outono.
Também noutros locais do Sotavento algarvio se verificaram problemas.
Em Olhão, por exemplo, o túnel da Avenida da República, teve que ser cortado por volta das 9 horas da manhã, devido ao facto de ter ficado inundado (veja as fotos).
O barlavento.online vai continuar a acompanhar o evoluir da situação em toda a região algarvia.
Fonte:
www.barlaventoonline.pt as fotos estão no site:
www.barlavento.online.pt/index.php/noticia?id=18654
Outubro chega com chuva forte e inundações
A chuva intensa que se verificou durante a manhã de terça-feira provocou inundações nos concelhos de Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António. As ocorrências já estão normalizadas nos três concelhos.
Em Olhão verificaram-se algumas inundações pontuais. Já em Tavira e Vila Real de Santo António a chuva intensa aliada ao período de preia-mar originaram inundações generalizadas nas zonas de Cabanas de Tavira, Manta Rota e Monte Gordo, segundo informações avançadas ao Observatório do Algarve por Vaz Pinto, comandante distrital da Protecção Civil.
Em Cabanas de Tavira chegou a ser evacuado um casal de idosos que estavam a entrar em hipotermia, não existindo registo de quaisquer desalojados.
O responsável pela Protecção Civil no Algarve acredita que até às 15h00 a “situação vai normalizar”. Com a chegada da preia-mar e tendo em conta as previsões do Instituto de Meteorologia Vaz Pinto prevê que a situação se possa voltar a complicar na zona do Sotavento Algarvio, mas acrescenta “não é nenhuma ciência exacta”.
Neste momento tudo está controlado e estão a ser efectuados trabalhos de limpeza.
Em Albufeira as águas também subiram, não se tendo verificado danos de maior.
Fonte: Observatório do Algarve
Vince achas mesmo que a situação vai voltar a piorar esta tarde