Seg.Especial Nortada - Frio e Neve - 22 a 25 Março 2008

Boa noite

Hoje estive no Gerês entre as 4 e as 7 da tarde....entre os 700 e 800 metros e sempre que havia precipitação era em forma de neve sendo que a partir dos 800 metros a neve não derretia.
De facto foi uma sensação agradável algo que já não via algum tempo naquela zona. Para quem conhece na Portela do Homem, Pedra Bela e na estrada que liga Campo do Gerês a Vila do Gerês. Não sei a temperatura que estava mas provavelmente rondava os 0º.
Deixei 2 fotos na galeria já que não consigo colocar no forum.

Achas que a cota vai ser mais baixa ?

Tipo hoje...:unsure:

Neste momento estamos com o ar mais frio desta entrada em cima, a partir de agora a cota é sempre a subir, mas mesmo assim amanhã vai andar abaixo dos 1000m, só que as probabilidades de precipitação serão menores que hoje.

Tenho 0,9ºC neste momento.

Despeço-me com 6,9ºC

Até agora a minima foi de 6,6ºC e a máxima de 7,3ºC:p

Pressão a 1011 hPa
Vento a 4,6 km/h
Humidade a 71&

Bom domingo de Páscoa a todos!!:D:thumbsup:

Estou com 5,2 ºC. :D

boas

hoje não dormes para ver até onde vai a temperatura :D:D

por aqui o vento agora está fraco, fiquei sem pilhas no termómetro :angry:
mas deve andar a volta dos 6º céu limpo

abraços

Durmo, claro.
É normal estar acordado a esta hora, é fim-de-semana. :D
Já agora, estão 4,9 ºC. :)
Pode ser que hoje bata a mínima do ano, que é de 2,8 ºC.

9ip98b6hfa2uby0z4ciu.jpg

:cold::cold::cold::cold::cold:

pena não estar por Peniche para ver quanto marca a minha estação, deve ser o minimo do ano... embora por aqueles lados não deva descer mais que os 7/8ºC :lmao:

Que pressões baixissimas...:eek: não tinha conhecimento Vince...obrigado;)

Segundo o que sei, o vento foehn é causado por uma serie de acontecimentos que o torna quente e seco...desloca-se devido á diferença de pressão entre dois locais (lados) de uma montanha...Do lado onde sopra a pressão é alta, pelo que o vento é empurrado para o topo da montanha...o ar condensa e forma neblusidade que, ao descer o lado oposto onde subiu, vai perdendo humidade e torna-se quente e seco...isto faz com que uma vertente da montanha seja muito humida e outra muito seca

Estes ventos são comuns no lado norte dos Alpes, na Suiça...é de lá que vem o nome foenh

Tentei resumir ao máximo para melhor compreensão.

http://www.fpcolumbofilia.pt/meteo/escola14.htm Aqui tens expandido o que disse;)

E quem diria... que descida de temperatura!! 6,6ºCno momento:D O vento acalmou...

bom dia. estive a ler o artigo sobre o fohen.
nesse artigo á uma pequena gafe tem haver com a pressão do ar ao subir.eu vou transcrever a explicação do livro "meteorologia de charle fevrot e guis leroux"

"o fohen é um vento catabático, quente e seco que se faz sentir de modo muito nitido nos alpes suiços .as massas de ar humido que sejam forçadas a subir a encosta de uma montanha arrefecem e baixa pressão atmosferica e vão perder agua por precipitação(vai chover).quando descem a encosta do lado oposto,aquecem ,aumenta a pressão e vão atingido o vale como vento seco e quente .pode-se dizer-se que o fenomeno de fohen surge, mais ou menos nitido,sempre que um vento predominante ultrapasse uma barreira montanhosa."

existe este fenomeno nestes locais que me recordo na nova zelandia,japão nas montanhas rochosas o famoso vento santa ana(especialmente no outono e os fogos a que está associado) nos andes chama-se zonda na gronelandia no cantrabico que está acontecer com fenomono de neve que estamos a presenciar, e em muito pequena escala na serra de sintra.

exite outro vento catabatico que é frio que é o bora que é um vento de montanha descendente frio.
vou novamente transcrever do livro que mencionei.
"o bora sopra em regimes diferentes conforme a situação meteorologica na região.assim, quando se estabeleça uma depressão na região sul do adriatico o bora sopra de modo mais constante.um pouco misturado com o siroco,vento proveniente de norte de africa.o bora depressionario,a que acabamos de nos referir,sopra com ceu encoberto e com chuva e atinge todo mar adriatico quando na europa central aum vasto e intenso anticiclone que se estenda até á dalmacia o bora sopra com extrema violencia o bora anticliconico sopra com ceu limpo."

fui referenciar o bora que como o fohen, é tambem um vento catabatico.

no estoril ceu limpo vento moderado de nw

Bom dia...:D

Aqui o vento levantou por volta das 2:00 e não deixou a temperatura descer até ao que esperava:(
Mas, o wind chill atingiu um valor minimo interessante... -0,4ºC, mas acredito que, durante algumas rajadas (tão rapidas que nem são registadas totalmente) o wind chill tenha descido abaixo deste valor...

A minima foi a mais baixa do mês...5,7ºC:D

Neste momento tenho 10,9ºC e o vento sopra moderado... o wind chill mantem-se entre os 3ºC e os 8ºC

Humidade a 47%
Pressão a 1016 hPa

Por Várzea da Serra (ultimo registo recebido ás 8:19:p)

Por lá, a minima foi muito mais jeitosa... -2,7ºC:D e ás 8:19, o André ia com -0,1ºC:D
Lá o céu encontra-se limpo

Uma noite fria nas Penhas Douradas::cold:

penhasdouradasnodia2332es7.jpg

Pena é a estação da Torre não estar disponivel...:mad:
Se bem vi... teve a noite inteira sem funcionar... lá devem ter feito uns -8ºC:cold:

Boas, por aqui até a mínima ficou acima do esperado, 0,0ºC. Passou mesmo tudo ao lado de Bragança, até o frio extremo.

Eu tive +0,3ºC. Por aqui, com uma entrada de Norte não se pode esperar muito.

Pode ser que dia 27, com vento de Oeste, chova alguma coisa.

Por agora 7,4ºC e algumas nuvens.

Aqui quando é de norte...nada
Quando é de este...nada
Quando é de Noroeste...cotas demasiado altas
De sudoeste e com frio já instalado neva....mas depois vem a chuva, portanto qual será o cenário ideal para um valente nevão em Bragança?