Seg. Especial - Sist.Depressionário «Amália» 14-16 Janeiro 2009

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
É interessante as diferenças da cota de neve.
Do litoral para o interior já se viu que pode variar muito.
Mas mais impressionante é a diferença num mesmo sistema montanhoso que é a Serra da Estrela.

Loriga, Manteigas, e Covilhã, devem estar num mesmo circulo de 30km de raio. Ora neste momento, e pelo que é relatado, a cota de neve do lado de Loriga anda nos 1400m, na Covilhã nos 1000m, e em Manteigas, dados os 5,4ºC aos 800m, eu diria que deve andar também à volta dos 1400m.

A que se deve tal diferença de cotas? À direcção do vento?:confused:

Visualmente é possivel verificar que as cotas estão mais baixas a sul do que a sudoeste da Serra da Estrela. Explicar cientificamente não sei, mas como leigo julgo que a vento deve ter muita influência...

Como é que aí estão 6,9ºC e em Braga segundo o IM estão 9,5ºC? Acho uma diferença muito grande em tão poucos kilometros, continuo a pensar que a estação do IM nao funciona muito bem

Neste momento estão 7,2 outra vez.
Como há a diferença, não faço ideia. Provavelmente alguma alteração momentânea, não sei.
Mas em geral, as leituras desta zona, diferem sempre um pouco com as do IM. Em geral, porque há alturas em que é aproximada.
Moro numa zona alta da cidade, mais fria de costume, e o sensor está num 5º andar. Não deve influenciar muito, mas...

EDIT: 7,4º

bom dia pessoal!!! por aqui o sol brilha e por vezes sopra um ventinho frio!!!:cold:

aguaceiros esporadicos:rain: parece que o alerta amarelo para a ondulaçao nao se faz sentir aqui na costa sul:p

funchal pelas 14h

a cam do Areeiro, esta encalhada na hora 07.40 da manha:confused::confused:

Visualmente é possivel verificar que as cotas estão mais baixas a sul do que a sudoeste da Serra da Estrela. Explicar cientificamente não sei, mas como leigo julgo que a vento deve ter muita influência...

Deve ser algo muito semelhante ao efeito do vento de Föhn.
Como o vento está de Sul/Sudeste, a camada de ar húmido é obrigada a subir pelo lado da Covilhã, lado onde acaba por ocorrer maior precipitação, o que se confirma uma vez que a Covilhã está com três vezes mais precipitação do que Manteigas e Loriga, e quando o ar começa a descer para as vertentes norte, vai mais quente e seco.

Deve ser essa a razão ;)

Por estes lados depois de uma "carga de água" que deu para alagar algumas ruas entre o 12h30 e as 13h15, está tudo mais calmo...
Céu muito nublado, a ameaçar mais uma "descarga" :D