Seg. Especial - Sist.Depressionário «Amália» 14-16 Janeiro 2009

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Temperatura:5,4ºC
Precipitação acumulada de hoje: 7,11 mm

Boa tarde,
Por volta do meio-dia decidi subir a serra entre Loriga e o cruzamento para a Lagoa Comprida, com um desnível de 700m para verificar a cota de neve:
Loriga 770m- Chuva
Fonte do Vidoeiro 1200m- Chuva
Miradouro de Loriga/Rocha 1400m -Neve
Acumulação de neve a partir dos 1500m.

É interessante as diferenças da cota de neve.
Do litoral para o interior já se viu que pode variar muito.
Mas mais impressionante é a diferença num mesmo sistema montanhoso que é a Serra da Estrela.

Loriga, Manteigas, e Covilhã, devem estar num mesmo circulo de 30km de raio. Ora neste momento, e pelo que é relatado, a cota de neve do lado de Loriga anda nos 1400m, na Covilhã nos 1000m, e em Manteigas, dados os 5,4ºC aos 800m, eu diria que deve andar também à volta dos 1400m.

A que se deve tal diferença de cotas? À direcção do vento?:confused:

Por Guimarães depois de uma descida de temperatura, estamos agora com 6,9º.
Chuva fraca.

Na Guarda, apenas chuva. Por volta das 11 caía alguma água-neve, mas nada mais que isso. Há também algum nevoeiro, algo que tem persistido desde ontem à tarde.
Estou à espera dessas cotas de neve, que dava-me jeito não ir trabalhar!! :D

Boa tarde, por aqui levo cerca de 1mm de precipitação desde as 0h00, mas de acordo com as imagens de satélite e radar deve estar mesmo, mesmo a começar a chover moderado por aqui .......

Esperar .......

É interessante as diferenças da cota de neve.
Do litoral para o interior já se viu que pode variar muito.
Mas mais impressionante é a diferença num mesmo sistema montanhoso que é a Serra da Estrela.

Loriga, Manteigas, e Covilhã, devem estar num mesmo circulo de 30km de raio. Ora neste momento, e pelo que é relatado, a cota de neve do lado de Loriga anda nos 1400m, na Covilhã nos 1000m, e em Manteigas, dados os 5,4ºC aos 800m, eu diria que deve andar também à volta dos 1400m.

A que se deve tal diferença de cotas? À direcção do vento?:confused:

pode ser que seja devido a delocações verticais das massas de ar devido á orografia do terreno:unsure::huh: tambem acho esquesito:huh:

Por Guimarães depois de uma descida de temperatura, estamos agora com 6,9º.
Chuva fraca.

Como é que aí estão 6,9ºC e em Braga segundo o IM estão 9,5ºC? Acho uma diferença muito grande em tão poucos kilometros, continuo a pensar que a estação do IM nao funciona muito bem

:huh: Hum realmente as cotas andam a variar muito... o IM ate pos cota 500 de manha quando muitos falavam que 1000 era o mais certo :D realmente isto da metereologia tem muito que se diga... :D

off topic: espreitem as cartas daqui a 120 horas tanto as do gfs como as do snow forecast..