Neve impede alunos de ir às aulas em Boticas
Cerca de 150 alunos de Boticas não foram às aulas hoje por causa da queda de neve na região e a Protecção Civil de Vila Real teve que assistir durante a madrugada 30 pessoas que ficaram bloqueadas nas estradas do distrito. O forte nevão que caiu durante a noite no distrito de Vila Real, o oitavo registado este Inverno, deixou algumas aldeias das zonas mais altas dos concelhos de Vila Real (Serra do Alvão) e Boticas (Alturas do Barroso), cortando ao trânsito várias estradas um pouco por todo o distrito.
O presidente da Câmara de Boticas, Fernando Campos, referiu que a neve bloqueou os acessos à zona das Alturas do Barroso, o que impediu a passagem dos transportes escolares, ficando cerca de 150 crianças em casa. O autarca acrescentou que a Estrada Nacional 311 (EN 311), entre Cerdedo e Salto, está cortada ao trânsito,
Segundo o comandante distrital de operações de socorro de Vila Real, Carlos Silva, também em Boticas, os bombeiros foram chamados para ajudar a levar alimentação a um centro de dia para idosos em Atilho. Carlos Silva referiu que durante a madrugada a Protecção Civil foi chamada a assistir 20 viaturas e 30 pessoas que ficaram retidas em estradas das zonas de Padornelos e Salto (Montalegre) e Campeã (Vila Real).
Cortada ao trânsito está ainda a Estrada Municipal 312 (EM 312), entre Vila Real, Lamas de Olo e Mondim de Basto, onde um limpa-neve está a proceder à limpeza da via, e a EN 15, paralela ao Itinerário Principal 4 (IP4). Carlos Silva salientou que na serra do Alvão a neve chegou a atingir os 30 centímetros de altura.
Na madrugada de hoje e durante cerca de quatro horas, as principais estradas do distrito estiveram cortadas ao trânsito, designadamente o IP4, na zona do Alto Espinho (Serra do Marão), entre Vila Real e o Porto, a Auto-estrada 7 (A7), entre Vila Pouca de Aguiar e Ribeira de Pena.
© 2009 LUSA