Seg. Especial Tempo Frio - Depressão «Helena» 25 Novembro/2 Dezembro 2008

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Re: Seg. Especial Tempo Frio - Depressão «Helena» 25 Novembro/3 Dezembro 2008

A minha tia que está em Sacavem diz ter caído lá a pouco um forte aguaceiro de granizo e que a temperatura estava em 7ºc e baixou para os 3ºc e depois para 0ºC :shocking: será possível:huh:

tenho 9,9ºC

Para mim, que estou em Braga, continua a ser uma grande desilusão esta Helena, como dizia o FilipePT, também continuo sem perceber como não tem nevado mais em Braga, com precipitação frequente, temperaturas a rondarem os 2/3 graus, sinceramente não percebi, alguém que possa explicar, porque eu esperava bem mais, ainda ontem fiz a viagem Porto-Braga de madrugada, com zero graus, e não encontrei neve, não percebo, será que tem a ver com o clima local ... ? :huh:

Sabes que em Braga é muito dificil nevar, na cidade! Tambem gostava de saber o porque...
Outra coisa que tenho reparado são as oscilações da temperatura, num dado momento estão quase nos 5,5º como de repente descem aos 3º num curto espaço de tempo.
Mas pelo que vejo, no sameiro deve cair mais alguns flocos!

aqui recomeça a :rain:

a nuvem tem bom aspecto vamos la ver;)

tou com 8.7ºC

Para mim, que estou em Braga, continua a ser uma grande desilusão esta Helena, como dizia o FilipePT, também continuo sem perceber como não tem nevado mais em Braga, com precipitação frequente, temperaturas a rondarem os 2/3 graus, sinceramente não percebi, alguém que possa explicar, porque eu esperava bem mais, ainda ontem fiz a viagem Porto-Braga de madrugada, com zero graus, e não encontrei neve, não percebo, será que tem a ver com o clima local ... ? :huh:

Iceberg, se te serve de consolo em Melgaço também não neva às altitudes que referes. A neve é muita, muita mesmo mas *só* a partir dos 700 metros.

Neste momento em Melgaço continua a chuva, por vezes moderada, e 4.4ºc

Quanto ao facto da temperatura ter descido aos 0ºC em Sacavém acho muito improvável.
De facto quando ocorreu o aguaceiro de granizo a temperatura desceu (no meu caso de 9.3ºC para 7.1ºC). Mas penso que não tenha descido muito mais do que aqui na Póvoa de Stª Iria.

boas

nos próximos minutos deve começar a chover bem em Setúbal, Miguel essa maquina esta preparada, não temos neve, temos nuvens já não é mau.

por falar em maquina, o que é feito do tornado, alguém sabe se ele já voltou da loucura nocturna.

abraços

Quanto ao facto da temperatura ter descido aos 0ºC em Sacavém acho muito improvável.
De facto quando ocorreu o aguaceiro de granizo a temperatura desceu (no meu caso de 9.3ºC para 7.1ºC). Mas penso que não tenha descido muito mais do que aqui na Póvoa de Stª Iria.

Sacavém fica a pouco mais de 1 km daqui e digo mesmo que essa descida aos 0 ºC é impossível ter ocorrido.
Aqui a temperatura ainda está a descer depois do aguaceiro e nessa altura andava nos 9 ºC.

Para que se tenha a noção, registo agora 7,7 ºC ainda em descida.

Iceberg, se te serve de consolo em Melgaço também não neva às altitudes que referes. A neve é muita, muita mesmo mas *só* a partir dos 700 metros.

Neste momento em Melgaço continua a chuva, por vezes moderada, e 4.4ºc

O problema é que eu vivi muitos anos no Porto, e vivendo agora em Braga, recordo muito aquele célebre 14/01/1987, em que no Porto nevou apenas de manhã, e com pouca intensidade, e em Braga, a apenas 50Km, nevou todo o dia, com moderada intensidade. Daí eu ficar com a sensação de que, não sendo fácil nevar em Braga, seria menos difícil que nevar no Porto.

Além disso, uma tabela de registos que o Minho forneceu em tempos, nas décadas de 40,50,60 nevava pelo menos 2/3 vezes em Braga. E no final do Sec. XIX, há registos impressionantes de nevadas frequentes em Guimarães.
Daí eu pensar que em Braga, seria menos complicado nevar. Esta situação pareceu-me muito parecida com aquela de Jan 1987, com uma circulação atmosférica de NW semelhante, embora sem uma prévia entrada de uma corrente siberiana, como aconteceu naquela altura nas semanas anteriores ... talvez seja esta a diferença, e talvez perceba agora a afirmação do nosso saudoso Grannevada, que dizia que o período de retorno daquele nevão é, em média, de 100 anos ... :(

aqui a temperatura caiu dos 9.2ºC para os 7.9ºC devido ao aguaceiro