O problema é que eu vivi muitos anos no Porto, e vivendo agora em Braga, recordo muito aquele célebre 14/01/1987, em que no Porto nevou apenas de manhã, e com pouca intensidade, e em Braga, a apenas 50Km, nevou todo o dia, com moderada intensidade. Daí eu ficar com a sensação de que, não sendo fácil nevar em Braga, seria menos difícil que nevar no Porto.
Além disso, uma tabela de registos que o Minho forneceu em tempos, nas décadas de 40,50,60 nevava pelo menos 2/3 vezes em Braga. E no final do Sec. XIX, há registos impressionantes de nevadas frequentes em Guimarães.
Daí eu pensar que em Braga, seria menos complicado nevar. Esta situação pareceu-me muito parecida com aquela de Jan 1987, com uma circulação atmosférica de NW semelhante, embora sem uma prévia entrada de uma corrente siberiana, como aconteceu naquela altura nas semanas anteriores ... talvez seja esta a diferença, e talvez perceba agora a afirmação do nosso saudoso Grannevada, que dizia que o período de retorno daquele nevão é, em média, de 100 anos ...