Seg. Especial Tempo Frio - Depressão «Helena» 25 Novembro/2 Dezembro 2008

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Re: Seg. Especial Tempo Frio, 25 Novembro/3 Dezembro 2008

por aqui finalmente a temperatura já subiu um pouco mais-----> 14.3ºC neste momento

A máxima foi estabelecida há pouco, com uma temperatura de 13,3 ºC.

13.6Cº:cold:
como já disse é possivel que caia granizo acima dos 400m sab e dom granizo esse proveniente de neve que nao teve tempo de fundir na totalidade.
a cota mantenho-a nos 800m

13.6Cº:cold:
como já disse é possivel que caia granizo acima dos 400m sab e dom granizo esse proveniente de neve que nao teve tempo de fundir na totalidade.
a cota mantenho-a nos 800m

Desculpa voltar a "corrigir-te".. já o Miguel comentou isso! Não entendo como pões uma cota de neve para o granizo.. Não estás a confundir pelo facto de haver algumas interpretações diferentes para a palavra saraiva? Já ouvi desde granizo grande, a "sleet".. Agora granizo acho que só há uma interpretação.. E obviamente como disse o Miguel pode cair a qualquer cota, se até no Verão cai.. E também obviamente não virá de neve mal fundida.. Daí te estar a perguntar se te referes à "sleet" ou "água-neve"?

Desculpa voltar a "corrigir-te".. já o Miguel comentou isso! Não entendo como pões uma cota de neve para o granizo.. Não estás a confundir pelo facto de haver algumas interpretações diferentes para a palavra saraiva? Já ouvi desde granizo grande, a "sleet".. Agora granizo acho que só há uma interpretação.. E obviamente como disse o Miguel pode cair a qualquer cota, se até no Verão cai.. E também obviamente não virá de neve mal fundida.. Daí te estar a perguntar se te referes à "sleet" ou "água-neve"?

penso que se refere a sleet ou agua-neve (o freemeteo pode induzir as pessoas em erro porque traduz sleet para saraiva:huh:).

Boas,

Anda por aqui cada excitação :lmao:

À semelhança do resto do país tem estado um tempo desagradável e frio q.b :cold: com vento moderado de Nordeste aqui pelo alentejo central.

A temperatura mínima hoje deverá ter rondado os 2ºC e a máxima cerca de 12ºC

cumps

refiro-me á queda de bolinhas de gelo em abundancia misturadas com chuva, nao sao bem flocos mas bolinhas, e isto acontece quando a temperatura está baixa na ordem dos 5-7Cºou menos.
na terra dos meus avós ( louriceira de cima em arruda) diz-se que está a "chover neve/granizo" ou seja que as tais bolinhas de gelo caem e até acumulam no chão, entopem sargetas,etc (não é granizo porque o granizo cae até com tempo quente e este fenomeno só ocorre em dias frios).
eu pus uma cota porque, como sabem, essas bolinhas acabam por derreter se atravessarem ar "quente" durante muito tempo e aquilo que quero dizer com isso é que abaixo dessa cota provavelmente essas bolinhas já terao derretido e nao passem de chuva normal.
resumindo a cota de neve ( na zona de lisboa) é 800m ( fiz uma media de todas as que já vi e acrescentei um pouco de espirito critico) e a "cota" de sleet é 400m .
já agora expliquem-me qual o nome das tais bolinhas de gelo ( teem cerca de 0.5-1 cm de diametro )

Ok, pronto bem me parecia que tavas a falar de sleet.. Assim tudo bem :D :p

A palavra certa não sei.. Como disse já vi "saraiva" para isso, mas essa palavra vem com várias interpretações.. Seja como for, o mais parecido que me lembro será o "água-neve", como os espanhóis dizem aguanieve para a sleet..

Quanto às bolinhas não sei.. Se te referes àquelas pequeninas duras, que em inglês têm o nome óbvio de "snow grains", nem penso que haja palavra em português para isso.. Olha "neve em grãos" eheh :p
Mas isso cai com temperaturas tão altas? pensava que apenas a rondar os 0º.. Aquilo mais parece chovisco em versão de neve..

run do gfs das 12z sem alterações significativas relativamente ás anteriores. O cenário está tão promissor quanto antes.

Provavelmente estão a referir-se a Graupel.

Neve rolada (graupel) - Precipitação de grãos de gelo brancos e opacos. Estes grãos são esféricos e às vezes cónicos, com um diâmetro entre 2 e 5mm. Os grãos são quebradiços e esmagam-se facilmente; quando caem no solo duro ressaltam. A precipitação de neve rolada ocorre geralmente sob a forma de aguaceiros, em conjunto com precipitação de flocos de neve ou de gotas de chuva.

(B. J. RETALLACK, 1979)

x435