Seg. Especial Tempo Frio - Depressão «Helena» 25 Novembro/2 Dezembro 2008

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Re: Seg. Especial Tempo Frio, 25 Novembro/3 Dezembro 2008

Caros amigos do forum ;)

Este meu pedido de esclarecimento, é para os entendidos da matéria.

Ao ver as temperaturas previstas pelo Instituto de Meteorologia, fiquei surpreendido ao ver que a temperatura minima prevista para Leiria, é de -2ºC. É normal em Leiria, cidade perto do mar, chegar a temperaturas tão baixas?

Cumprimentos :thumbsup:

Dia frescote:

Mínimas de 1.2ºC em Nisa e 7.5ºC aqui na Portela.

A próxima noite será ainda mais fria. A ver vamos.

E já agora, uma questão aos entendidos e experts na matéria. No fim de semana vou estar em Nisa entre 6ªf e 2ªf.
Será que tenho alguma (mesmo q remota) hipótese de ver neve ou água/neve neste período ?
Nisa fica apenas a 300 mts mas é bastante interior.

Eu pessoalmente não acredito, mas lá no fundo sempre reside aquela esperança, muitas vezes não fundamentada....

A palavra certa não sei.. Como disse já vi "saraiva" para isso, mas essa palavra vem com várias interpretações.. Seja como for, o mais parecido que me lembro será o "água-neve", como os espanhóis dizem aguanieve para a sleet..

Penso que saraiva é o mesmo que granizo, se não vejam:

O granizo (ou saraiva) é uma forma de precipitação, composta por pedras de gelo que podem medir 5mm ou ser do tamanho de uma laranja.

SARAIVA - Precipitação de glóbulos ou pedaços de gelo com diâmetro variando entre 5 a 50 mm ou mais, isolados ou aglomerados em blocos maiores e irregulares. Os glóbulos são compostos quase que exclusivamente por uma série de camadas transparentes, alternando com camadas translúcidas.

Pode-se ver através das medidas.

Caros amigos do forum ;)

Ao ver as temperaturas previstas pelo Instituto de Meteorologia, fiquei surpreendido ao ver que a temperatura minima prevista para Leiria, é de -2ºC. É normal em Leiria, cidade perto do mar, chegar a temperaturas tão baixas?

Também acho estranho, deveria ter uma mínima mais amena....

Provavelmente estão a referir-se a Graupel.

x435

é mais ou menos isso mas um pouco menor e menos esbranquiçado cai misturado com chuva e com temps a rondar os 5Cº

Caros amigos do forum ;)

A estação meteorológica deve estar num local favorável à acumulação de ar frio em situações de inversão térmica. Já se registaram, em anos anteriores, valores de -5ºC e até -6ºC no dia 28-01-2005.

é mais ou menos isso mas um pouco menor e menos esbranquiçado cai misturado com chuva e com temps a rondar os 5Cº

Nesse caso o termo é mesmo granizo.

Grãos de gelo transparentes ou translúcidos. Têm forma esférica ou irregular e diâmetro inferior a 5 mm. Ressaltam quando colidem com uma superfície dura.

Sim, mas a saraiva que aparece no freemeteo é um ERRO!
o que eles querem dizer é sleet ou água neve e meteram a tradução errada!

Não sei.. o freemeteo é sempre muito estranho "deixa-nos sempre bem dispostos"!

Para ser freezing rain, a camada junta (próxima) ao solo tinha de estar abaixo de 0ºC e as camadas superiores acima de 0ºC.

Para ser granizo, saraiva,.., é provável dado que o freemeteo coloca quase 50% da precipitação como sendo de origem convectiva.. E por aqui acontece bastante a 4ºC a precipitação ser granizo, saraiva,.., enquanto neva na serra.

Para ser água-neve "sleet", é provável, embora a HR% seja elevada e o vento não ajude muito, pois este ajuda a trocar o calor e vaporiza o floco, embora este se mantenha por algum tempo.

É tudo muito agradável com o freemeteo, em termos gerais, acho-o sempre exagerado, por muito que me custe dizê-lo.

Quanto à Estação de Leiria, já mencionei em algum post o estranho que parece no que toca às mínimas, coisa que justifico talvez por uma localização inapropriada não representativa da cidade, talvez localizada bem nos arredores junto a alguma linha de água e numa zona propícia a inversões térmicas. Por vezes, a mínima chega a ser inferior a todo o interior norte e centro (Inverno), e muitas vezes, a mínima de Leiria nem sequer é referida pelo apresentador do IM no programa. (estranho)

Para água-neve também existe o termo de neve granulada.

Por aqui tive uma mínima de -3,0ºC, a mais baixa do ano. A temperatura já está em queda e registo neste momento 4,5ºC depois de uma máxima de 6,4ºC. O vento está a ficar mais fraco e espera-se mais uma noite fria.

pois mas o granizo nao é menor que 5mm:huh::huh:pode ser gigantesco e ocorrer mesmo com calor:huh::huh: tem de ter outro nome:unsure:

pois mas o granizo nao é menor que 5mm:huh::huh:pode ser gigantesco e ocorrer mesmo com calor:huh::huh: tem de ter outro nome:unsure:

O granizo tem um diâmetro até 5mm. A saraiva é que é maior e é essa que ocorre nas trovoadas com valores elevados de temperatura.

Consultem a área educativa do IM onde se apresentam as características dos principais HIDROMETEOROS.

http://www.meteo.pt/pt/areaeducativ...eoros_fenom/index.html?page=hidrometeoros.xml

sim concordo só pode ser granizo porque a ""Neve rolada (graupel)" só vi ocorrer com temperaturas muito próximas de zero, que muitas vezes passa a cair neve passados alguns minutos.
na guarda acontece muitas vezes ao inicio/final da tarde, quando a temperatura baixa um pouco mais passa para neve normal.

nunca vi com mais de 5mm e esmaga-se falcilmente com os dedos.